Desafios das Religiões na Área Metropolitana de Lisboa turma T1/2025
Apresentação
Num quadro cultural em que é cada vez mais importante ter ferramentas críticas e de conhecimento sobre o fenómeno religioso, esta ação de formação pretende dotar os docentes que a frequentem dos conhecimentos e dos conceitos problematizantes sobre a evolução religiosa em Portugal, especialmente tendo em conta os desafios que hoje se colocam em sala de aula com o aumento das origens (nacionalidades, culturas e religiões) dos alunos. Os professores nas áreas das humanidades e das ciências sociais e humanas estão hoje perante um escrutínio constante em relação aos seus objetos de estudo. Seja pelos desafios lançados pela globalização e pelas migrações, seja pelos medos que se desenvolvem constantemente em torno da diferença e dos nacionalismos, seja pela potencial instrumentalização do conhecimento do passado na construção de ideologias contemporâneas, a profissão docente na área da história (ou que recorre à história como material didático e pedagógico) necessita hoje de uma constante atualização para que na sala de aula se consiga dialogar com uma diversidade cultural onde os aspetos anteriores são tantas vezes identitários. É perante estes desafios, que são também dificuldades, que a ação de formação «Desafios das Religiões na Área Metropolitana de Lisboa», desenvolverá um conjunto de competências na área do conhecimento das Religiões que serão ativados funcionalmente como porta aberta para uma cidadania de diálogo, tolerância e respeito, assim como forma de melhor desenvolver a atividade docente, com o sucesso desejado.
Destinatários
Professores dos grupos 200, 290, 400, 410, 420
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 290, 400, 410, 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 290, 400, 410, 420.
Objetivos
Identificar e caracterizar os principais movimentos religiosos presenes no território da Grande Lisboa, assim como identificar e compreender os desafios que esta nova realidade coloca, sobretudo no espaço escolar: - Compreender a relação dos movimentos religiosos com as alterações sociais e culturais, no Portugal contemporâneo; - Problematizar a evolução da liberdade religiosa em Portugal; - Equacionar a atual diversidade religiosa em Portugal com os desafios da cidadania (do multiculturalismo e da interculturalidade). - Identificar e caraterizar os principais momentos da evolução religiosa em Portugal, desde o último quartel do séc. XX; - Compreender as novas características de espiritualidade associadas ao regresso do sagrado; - Caracterizar e problematizar a diversidade religiosa no contexto das migrações; - Problematizar as novas formas de adesão, pertença/crença espiritual.
Conteúdos
Sessões em sala de aula (3 horas cada): A diversidade religiosa, hoje: migrações e identidades. O Caso de Oeiras a partir de A Carta das Religiões de Oeiras O Cristianismo e os desafios pentecostais O Islão e as tradições orientais na Europa, entre memória e identidades: reconfiguração no atual quadro migratório Visitas (plano provisório, dependente da disponibilidde das comunidades): Igreja Lisbonense (Presbiteriana) Igreja Central de Lisboa (Igreja Adventista do Sétimo Dia) Mesquita Central de Lisboa Centro Ismaelii Capela e recinto do Templo dAIJCSUD Templo Radha Krishna
Metodologias
A ação terá 20 horas em regime presencial. Das 20 horas, 9 decorrerão em sessões em sala de aula. Estas aulas serão teórico-práticas, fomentando a participação dos formandos através da partilha de situações e problemáticas levantadas pela sua experiência profissional. As restantes 11 horas de formação são também presenciais, mas consistem num grupo de visitas, com explanação e explicação dos lugares e das respetivas comunidades, aos principais espaços religiosos da Grande Lisboa.
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente na escala de 1 a 10: insuficiente - de 1 a 4,9 val.; regular - de 5 a 6,4 val.; bom - de 6,5 a 7,9 val.; muito bom - de 8 a 8,9 val.; excelente - de 9 a 10 valores. a) Trabalhos desenvolvidos durante a formação 20% b) Participação nas sessões - 20% c) Realização de um trabalho escrito individual 60%
Bibliografia
BASTOS, S. P., BASTOS, J. G. P. (orgs.). Filhos diferentes de deuses diferentes, Lisboa, ACIME, 2006, pp. 129-151.CATROGA, F., Entre Deuses e Césares: secularização, laicidade e religião civil, Coimbra, Almedina, 2010CRUZ, M. B., A liberdade religiosa dos direitos individuais aos direitos sociais, Revista Portuguesa de Ciência das Religiões, n.º 1, 2002, Lisboa, pp. 143-147DUQUE, E., Mudanças culturais, mudanças religiosas: perfis e tendências da religiosidade em Portugal numa perspectiva comparada, Vila Nova de Famalicão, Húmus, 2014.TEIXEIRA, A. (coord.), MONIZ, J. B., VILAÇA, H., DIX, S., FRANCA, M., COUTINHO, J. M. P., Identidades religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de Lisboa, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2019.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 08-11-2025 (Sábado) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 15-11-2025 (Sábado) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 22-11-2025 (Sábado) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 29-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 21:00 | 12:00 | Presencial |