Competências para a Utilização de Dados no Planeamento Pedagógico turma T3/2025

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Grupo 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Grupo 910. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final da ação os formandos deverão ser capazes de interpretar dados de base estatística agregada e desagregada e de incorporar a infromação proveniente de algoritmos de probabilidade de sucesso na decisão pedagógica, em particular para reforçar o apoio aos alunos com maior probabilidade de insucesso. O curso tem componentes de apresentação de dados e de formas de interpretar assim como a sua articulação e inclusão nos programas individuais de recuperação. Todo o curso se baseia na decisão com base na evidência.

Conteúdos

1. A plataforma “Observatório Permanente do Sucesso Escolar de Oeiras” (4 horas, David Justino) • Que dados • O aspeto evolutivo • O retrato no último ano disponível • Diferentes dimensões de análise 2. O algoritmo de sinalização de alunos em risco de insucesso e os alunos estrela (4 horas, Isabel Flores) • O que nos diz • Para que serve 3. Dos dados para a decisão (8 horas, Isabel Flores) • Pensamento GROW (Goal, Reality, Objectives and Will) • O que sabemos sobre insucesso – plataforma Education Endowment Foundation b. Projetos OCDE para o sucesso escolar- i. 21st Century children ii. Social and Emotional Skills 4. Construir planos individuais de recuperação (4 horas, Rute Perdigão) 5. A importância de avaliar e medir o que funciona, para quem e em que circunstâncias. (4 Horas, Rute Perdigão)

Metodologias

Presencial: A ação será composta por aulas de cariz teórico prático em que os formandos são expostos à apresentação de dados, sua origem e como interpretar. Trabalho Autónomo: A estes momentos seguem-se trabalhos individuais e de grupo que permitem a utilização destes conceitos em ambiente prático, com exemplos das suas escolas e alunos.

Avaliação

A avaliação será de 1 a 10 val de acordo com os seguintes critérios: Participação nas aulas - 20%; trabalho individual - 40% e trabalho de grupo -40%

Bibliografia

Observatório Permanente do Sucesso Escolar | Oeiras;OECD (2023) 21st Century ChildrenEndowment Foundation – ToolkitSuccess plans implementation toolkit (Harvard)

Início: 23-04-2025
Fim: 01-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-121414/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras