
Atividades Desportivas Náuticas e Aquáticas na Educação Física e Desporto Escolar Nível I turma T1/2025
Destinatários
Professores dos Grupos 260, 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620.
Objetivos
Capacitar os professores participantes de conhecimentos técnicos e de segurança que potenciem o desenvolvimento das modalidades náuticas/aquáticas nos grupos equipa do desporto escolar e na educação física curricular.
Conteúdos
Parte I - Componente Teórica/Prática: (5 horas) 1. Segurança Aquática conhecimento do meio 2. Requisitos básicos de segurança 3. Cadeia de procedimentos de emergência Parte II - Componente Teórica/Prática: (10 horas) 1. História da modalidade náutica e seu desenvolvimento em Portugal 2. Materiais específicos da modalidade 3. Técnicas fundamentais 4. A modalidade para pessoas com Deficiência Parte III Componente Prática: (10 horas) Adaptação de conteúdos específicos adquiridos à prática de orientação de turmas e grupos equipa de desporto escolar da modalidade.
Metodologias
Parte I Teórico/Prática Parte II Teórico/Prática Parte III - Prática
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 0 a 10 valores, conforme indicado no despacho nº4595/2015 de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecido pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais de avaliação continua. Instrumentos de Avaliação e sua distribuição: 50% - Avaliação contínua do Formando mediante ficha de observação a preencher pelo formador, onde será ponderado: - Iniciativa; Qualidade das intervenções; Participação; Organização; 50% - Teste teórico de avaliação de conhecimentos.
Bibliografia
Estratégia Nacional para o mar; Ecossistemas e Bem-Estar Humano em Portugal (capítulo 13: O Oceano); A Importância Estratégica do Mar para Portugal; Hypercluster da Economia do; Portugal e o Mar - À Redescoberta da Geografia, Tiago Pitta e Cunha, Fundação Francisco Manuel do Santos, 2011.Manual de segurança e Sobrevivência no Mar FOR-MAR; Manual de marinharia FOR-MAR.Araújo, D. e Rocha, L. (2000) o que distingue o treinador que sabe comunicar?. Revista Notícias da vela Federação Portuguesa da Vela. N.º 6, III série.A Criança e o remo. Lisboa. Secretaria de Estado dos Desportos e Juventude, Ministério da Educação e Investigação Científica.Nugue. C. (1967). Vamos remar : princípios técnicos do remo desportivo: directrizes para a educação dos remadores. Lisboa. Ministério da Educação Nacional. Supl. Do nº 12 da revista Educação Física. Desportos.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 19:00 | 5:00 | Presencial |
3 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 19:00 | 5:00 | Presencial |
5 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 19:00 | 5:00 | Presencial |