
Aprofundar práticas em Avaliação Pedagógica turma T1/2025
Destinatários
Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação especial.
Objetivos
Contribuir para a melhoria dos conhecimentos e das competências inerentes às práticas de avaliação pedagógica; Elaborar recursos /instrumentos de avaliação pedagógica em linha com os normativos legais, passíveis de uso em contexto de sala de aula; Promover práticas de trabalho colaborativo e interdisciplinar na construção de recursos educativos; Promover a troca de experiências e partilha de materiais e de saberes; Incentivar, nos docentes, práticas de formação de natureza investigativa com vista à mudança/melhoria das suas práticas de avaliação pedagógica.
Conteúdos
1. Enquadramento legal- documentos de referência em vigor (Decreto-Lei nº 55/2018 e o PASEO) - 3h 2. Propósitos e natureza da Avaliação Pedagógica: avaliação formativa e avaliação sumativa - 3h 3. Feedback de qualidade e sua importância no ensino e nas aprendizagens-4h 4. Critérios de avaliação, descritores de desempenho e standards- 4h 5. Rubricas de avaliação e processos de recolha de informação e sua importância na avaliação criteriosa - 4h 6. Apresentação, discussão e avaliação dos recursos/materiais didáticos produzidos ao longo da oficina- 7h
Avaliação
De acordo com o RJFCP- Decreto Lei nº 22/2024, de 11 de fevereiro- e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. A avaliação dos formandos irá incidir nos seguintes parâmetros e ponderações: - Participação e contributo contínuo ao longo das sessões - 40% - Realização de trabalhos para aplicação de conteúdos- 30% - Reflexão Crítica Individual- 30% Os formandos serão avaliados numa escala de 1 a 10 valores.
Bibliografia
Fernandes, D. (2021). Para uma fundamentação e melhoria das práticas de avaliação pedagógica no âmbito do ProjetoMAIA. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.Fernandes, D. (2021). Para a Conceção e Elaboração do Projeto de Intervenção no Âmbito do Projeto MAIA. Texto deApoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA).Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.Fernandes, D. (2021). Para um enquadramento da formação de professores. Texto de Apoio à formação - Projeto deMonitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geralda Educação.Machado, E. A. (2021). Feedback. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento eInvestigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção- Geral da Educação.
Formador
Ana Paula Mateus Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 03-06-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |