Eu, aqui, agora: o cânone escolar e a contemporaneidade turma T1/2025

Destinatários

Professores do grupo 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 300.

Objetivos

Compreender evolução da Teoria Literatura e as suas possíveis implicações metodológicas nos Estudos Literários e, em especial, no ensino da disciplina de Português. Ler e interpretar textos clássicos como base de desenvolvimento de literacias variadas. Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos. Expressar pontos de vista suscitados pelos textos lidos, contribuindo para a troca de experiências de leitura. Aprofundar metodologias hipertextuais, nomeadamente, estabelecendo pontes com autores da área da Filosofia e da Sociologia. Encontrar estratégias que ajudem os alunos a desenvolver a competência inferencial, a capacidade associativa, o espírito crítico e a criatividade.

Conteúdos

I. Paideia: o papel das humanidades na educação Apresentação da formadora e dos formandos. Um curso horizontal: um momento de sinergia entre pares. Funcionamento, avaliação e bibliografia do curso. A ilusão de Protágoras: será possível ensinar cidadania? Alguns apontamentos para a promoção da educação literária de base humanista: de Aristóteles a Marta C. Nussbaum. Os Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. II. Gil Vicente (ODS 5 – Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas) A partir da obra Farsa de Inês Pereira, serão repensadas questões relacionadas com a igualdade de género, nomeadamente, a ética e a autodeterminação nas relações amorosas, o assédio no mundo do trabalho, a importância da desconstrução de estereótipos lesivos da justiça social e do bem-estar. III. Luís de Camões (ODS 3 – Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos) A partir do episódio do Adamastor d’ «Os Lusíadas» serão arrostados alguns dos medos de que padecemos na contemporaneidade. Tal como fez Vasco da Gama, os adamastores de hoje serão interrogados quanto à sua identidade: Quem és tu que esse estupendo corpo, certo, me tem maravilhado? Procurar-se-á criar estratégias de identificação e superação de emoções tormentosas, promovendo o equilíbrio psicológico através do autoconhecimento. IV. Eça de Queirós (ODS 10 - Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países) A partir da leitura de «A Cidade e as Serras» serão repensadas as assimetrias de desenvolvimento humano e as consequências ambientais do consumo excessivo e alienante. O percurso de Jacinto permitirá tematizar o periclitante balanço entre a ação humana/natureza e introduzir no debate tópicos como a preservação dos ecossistemas, o respeito pela vida animal e a manipulação da verdade. V. Camilo Castelo Branco (ODS 16 - Paz justiça e instituições eficazes) A partir de excertos de «Amor de Perdição» e de «A Queda dum Anjo» será equacionada tensão entre a ação individual e as instituições, nomeadamente, a religião, a lei e a sociedade. Pensar-se-á em que situações prevalece a máxima de Simão Botelho: a submissão é uma ignominia, quando o poder (…) é uma afronta. A carreira de Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda permitirá olhar, com particular sentido crítico, para o cenário político da atualidade. VI. Cesário Verde (ODS 8 - Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos) A partir da poesia de Cesário Verde observar-se-á uma galeria de figuras caracterizadas pelo seu desempenho profissional: calceteiros, engomadeiras, varinas, lojistas, atrizes, coristas, negociantes, costureiras... A contemplação das personagens poéticas em interação será o mote para a problematização da identidade individual no mundo contemporâneo, uma época na qual cada um se rotula mais pelo que faz do que pelo que é singularmente. Será abordada uma combinatória vasta de preconceitos socias, em particular a aporofobia.

Metodologias

Sessões teórico-práticas organizadas em dois momentos, sendo o primeiro para o desenvolvimento temático dos tópicos supramencionados; e o segundo momento para a discussão das leituras apresentadas nas antologias, o que pressupõe uma viva interação entre os pares. O curso será dinamizado com base num conjunto de textos literários e ensaísticos, previamente selecionados pela formadora, que serão objeto de leitura comentada e proporcionarão um diálogo em grande grupo. Cada formando terá oportunidade de apresentar outras perspetivas e/ou outros textos, alargando a combinatória inicial. Cada sessão terá uma componente de exemplificação de possíveis atividades a desenvolver com os alunos, servindo de base para um trabalho de preparação do processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação

Os formandos serão avaliados numa escala de 1 a 10 valores de acordo com os seguintes parâmetros. Participação nas sessões com propostas de interação a partir dos textos lidos (40%). Apresentação de uma breve reflexão sobre a didática de um texto literário do currículo escolar - à escolha do formando - por meio de um trabalho escrito de duas páginas A4, Arial 12, espaçamento 1,5 (60%).

Bibliografia

AAVV, O Cânone, (António Feijó, João Figueiredo e Miguel Tamen, org.) Lisboa, Tinta da China, 2020.Bloom, Harold, O Cânone Ocidental, Lisboa, Temas e Debates, 2011.Eagleton, Terry, Como ler Literatura, Lisboa, Edições 70, 2021.Nussbaum, Martha, Sem fins lucrativos, Lisboa, Edições 70, 2019.Wood, James, A coisa mais Próxima da Vida, Lisboa, Zigurate, 2024.

Formador

Alexandra Isabel Lobo da Silva Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 03-10-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
3 06-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 10-10-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
5 13-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 15-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
7 17-10-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
8 20-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
9 24-10-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
10 27-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
11 29-10-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 01-10-2025
Fim: 29-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135212/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: E-learning