
Aprofundar práticas em Avaliação Pedagógica turma T2/2025
Apresentação
A formação tem como propósito capacitar docentes para a melhoria das suas práticas de avaliação pedagógica. Os normativos legais em vigor (Decreto-Lei nº 55/2018 e o PASEO) implicam mudanças significativas na forma como se faz avaliação pedagógica com vista à promoção do sucesso escolar. A avaliação pedagógica, na sua vertente formativa, constituiu um instrumento de avaliação promotor de mais e melhores aprendizagens, pelo que deve ser aprofundada. A capacitação e a aquisição de competências pelos professores passa pela elaboração/construção de recursos e materiais didáticos em torno das práticas de avaliação formativa. Dar ênfase à importância de um feedback de qualidade, à construção de critérios de avaliação e respetivos descritores de desempenho e à importância da diversificação de processos de recolha de informação, será um impulso positivo para a mudança e/ou melhoramento das práticas de avaliação pedagógica.
Destinatários
Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Contribuir para a melhoria dos conhecimentos e das competências inerentes às práticas de avaliação pedagógica; Elaborar recursos /instrumentos de avaliação pedagógica em linha com os normativos legais, passíveis de uso em contexto de sala de aula; Promover práticas de trabalho colaborativo e interdisciplinar na construção de recursos educativos; Promover a troca de experiências e partilha de materiais e de saberes; Incentivar, nos docentes, práticas de formação de natureza investigativa com vista à mudança/melhoria das suas práticas de avaliação pedagógica.
Conteúdos
1. Enquadramento legal- documentos de referência em vigor (Decreto-Lei nº 55/2018 e o PASEO) - 3h 2. Propósitos e natureza da Avaliação Pedagógica: avaliação formativa e avaliação sumativa - 3h 3. Feedback de qualidade e sua importância no ensino e nas aprendizagens-4h 4. Critérios de avaliação, descritores de desempenho e standards- 4h 5. Rubricas de avaliação e processos de recolha de informação e sua importância na avaliação criteriosa - 4h 6. Apresentação, discussão e avaliação dos recursos/materiais didáticos produzidos ao longo da oficina- 7h
Avaliação
De acordo com o RJFCP- Decreto Lei nº 22/2024, de 11 de fevereiro- e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. A avaliação dos formandos irá incidir nos seguintes parâmetros e ponderações: - Participação e contributo contínuo ao longo das sessões - 40% - Realização de trabalhos para aplicação de conteúdos- 30% - Reflexão Crítica Individual- 30% Os formandos serão avaliados numa escala de 1 a 10 valores.
Bibliografia
Fernandes, D. (2021). Para uma fundamentação e melhoria das práticas de avaliação pedagógica no âmbito do ProjetoMAIA. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.Fernandes, D. (2021). Para a Conceção e Elaboração do Projeto de Intervenção no Âmbito do Projeto MAIA. Texto deApoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA).Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.Fernandes, D. (2021). Para um enquadramento da formação de professores. Texto de Apoio à formação - Projeto deMonitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geralda Educação.Machado, E. A. (2021). Feedback. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento eInvestigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção- Geral da Educação.
Observações
Cronograma sujeito a alterações
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 01-10-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
4 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
5 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
6 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
7 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |