
Aprendizagens essenciais e interdisciplinaridade em música turma T1/2025
Destinatários
Professores dos GR 250 e 610
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 250 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 250 e 610.
Objetivos
Analisar os documentos curriculares que enquadram as práticas dos professores de música do ensino básico; Refletir sobre o que é essencial aprender em música; Sistematizar e definir coletivamente situações e ambientes de aprendizagem musical ativa focadas na promoção de aprendizagens musicais significativas para os alunos; Organizar pontos de encontro possíveis da música com as várias áreas do currículo numa perspectiva de articulação curricular.
Conteúdos
Competências-chave do perfil do aluno; O currículo da música no ensino básico; A música como objeto de ensino; Ambientes de aprendizagem: o físico e o relacional; Aprendizagem formal, não formal e informal: como aprendo melhor? Articulação e integração curricular: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Metodologias
A metodologia de realização da ação será essencialmente prática. Haverá momentos de apresentação e exploração das potencialidades de cada ferramenta apresentada e os formandos serão convidados refletir de que forma cada uma delas se poderá adequar ao seu próprio contexto profissional. O trabalho será realizado em grupos de pequena e média dimensão e serão propostos diversos momentos de aplicação prática dos processos de criação musical para facilitar a apropriação e domínio dos aspetos técnicos envolvidos. Espera-se que a vivência dos processos criativos e a utilização/experimentação das ferramentas tecnológicas permita aos formandos desenvolver as competências e a motivação para integrar na sua prática profissional os conteúdos da ação de formação.
Avaliação
De acordo com o exigido, a avaliação terá um carácter qualitativo e quantitativo, espelhado numa escala classificativa de 0 a 10 valores. Serão consideradas duas componentes de avaliação: a participação do formando nas atividades da plataforma e a apresentação de um trabalho final. Os registos de avaliação atendem a todos os elementos que traduzam o desempenho do formando, nomeadamente: - Participação nas atividades propostas; - Trabalhos e atividades realizadas; - Trabalho final.
Bibliografia
Decreto-lei n.o55/2018 de 6 de julho; Aprendizagens Essenciais: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens- essenciais-ensino-básico Cosme, A. (2018) Autonomia e Flexibilidade Curricular. Porto Editora Mills, J.(2005) Music in the Schools. Oxford University Press Paynter. J.(2008) Thinking and making - Ed Janet Mills and John Paynter. Oxford University Press Hickey, M. (2012) Music outside the lines. Oxford University Press
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-09-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 07-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |