
Aprender, avaliar, ensinar em Português: um triângulo inevitável turma T1/2025
Destinatários
Professores dos GR 200, 210, 220 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
Com este curso pretende-se sensibilizar os professores para: _ a dimensão formativa de toda a avaliação da aprendizagem; _ a relevância de práticas integradoras da avaliação nos processos de ensino e de aprendizagem. Capacitar os professores para: _ a adoção de processos de recolha de informação regular, integrados e sistemáticos; _ a partilha e negociação dos dados e critérios de avaliação com os alunos; _ a criação de situações de aprendizagem baseadas em metodologias ativas; _ a aplicação de técnicas e a construção de instrumentos de avaliação ajustadas aos propósitos de um modelo de avaliação para a aprendizagem.
Conteúdos
Avaliação e aprendizagem: relações e implicações. A caminho de uma avaliação autêntica. 1. Como integrar a avaliação nos processos de aprender e de ensinar? 2. O que nos dizem os documentos orientadores e a investigação sobre a prática pedagógica? 3. Como organizar o trabalho pedagógico? 3.1 Trabalho por projeto: o cruzamento de diferentes contextos e saberes; 3.2 Aprendizagem baseada na resolução de problemas: construir a aprendizagem procurando soluções; 3.3 Aprendizagem cooperativa: metodologias para ir além do trabalho em grupo; 4. Que técnicas e instrumentos de avaliação aplicar? 4.1 Portefólio: construção e utilização; 4.2 Testes: da desconstrução à construção do item de avaliação; 4.3 Autoavaliação e heteroavaliação: uma relação pedagógica baseada no diálogo e na partilha; 4.4 Listas de verificação e grelhas de observação: a recolha e utilização sistemática de dados;
Metodologias
A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem a distância, através das plataformas Zoom (12 horas de trabalho síncrono) e Moodle e correio eletrónico (8 horas de trabalho assíncrono). A plataforma Moodle permitirá a discussão de dúvidas em Fórum, a análise e realização de atividades, produção de comentários, a resposta a questionário de avaliação da ação e elaboração de apreciação crítica individual da ação de formação. Apresentam-se propostas de trabalho e promove-se a partilha de reflexões. Estabelece-se um diálogo entre os pressupostos teóricos, os referenciais curriculares e a sua aplicação em sala de aula. Apresentam-se e analisam-se exemplos de técnicas e de instrumentos de avaliação conducentes ao desenvolvimento e aprofundamento das aprendizagens dos alunos. Propõem-se atividades de desconstrução e construção de instrumentos de avaliação a implementar. Estimula-se a apresentação de técnicas e/ou instrumentos de avaliação utilizados pelos professores.
Bibliografia
Bernardes, C.& Miranda, F. B. (2003). Portefólio. Uma escola de competências. Porto: Porto Editora. Condemarín, M. & Medina, A. (2002). Evaluación auténtica del linguaje y la comunicatión. Madrid:CEPE, S. L. Cosme, A.; Ferreira, D.; Sousa, A.; Lima, L. & Barros, M. (2020). Avaliação da Aprendizagens. Propostas e estratégias de Ação. Ensino Básico, Ensino Secundário. Porto: Porto Editora. Fernandes, D. (2011). “Articulação Da Aprendizagem, Da Avaliação E Do Ensino: Questões Teóricas, Práticas e Metodológicas”. In Maria Palmira Alves & Jean-Marie De Ketele (org.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora,131-142. Payan-Carreira, R.; Mártires, Monteiro, M. J.; Rainho, C.& Castelo-Branco, (2019). “Aprendizagem baseada em problemas e em estudos de caso para promover o pensamento crítico”. In José Lopes, Helena Santos Silva, Caroline Dominguez & Maria Manuel Nascimento (coord.), Educar para o pensamento crítico na sala de aula. Planificação, estratégias e avaliação. Lisboa: PACTOR – Edições de Ciências Sociais, Forenses e de Educação, 143 – 159.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |