
Técnicas de Expressão, aquecimento, descontracção da voz e comunicação oral turma T3/2025
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Dotar cada formando de uma melhor aplicação do seu aparelho vocal na comunicação que estabelece oralmente no contacto com os alunos. Desinibir e desbloquear tensões no ato comunicativo oral que impedem a explicação de matérias ou até mesmo a imposição de regras dentro do grupo de trabalho.
Conteúdos
1. Reconhecimento da Voz Interior e Exterior: como ouvimos os outros e como os outros nos ouvem a nós. 2. O Gesto como complemento da Voz (exercícios de improvisação teatral). 3. O Ritmo (exercícios rítmicos a partir do corpo como caixa de ressonância da voz). 4. O Foco (exercícios de concentração e domínio sobre o discurso oral). 5. A Técnica (exercícios de aquecimento e relaxamento da Voz).
Metodologias
As aulas são práticas. Os formandos irão trabalhar individualmente e em grupo, utilizando a sua linguagem corporal associada ao seu aparelho vocal. Cada aula terá um período de aquecimento da voz no início e um de descontração no final. Na fase final da formação os formandos são convidados a simularem no espaço onde a formação decorre a simularem a sua própria sala de aula onde atuam diariamente. Esta simulação será útil para por em prática de forma efetiva às competências ministradas.
Avaliação
Os formandos serão avaliados numa escala de 1 a 10, de acordo com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação. Durante a ação de formação, será realizada uma avaliação contínua das aprendizagens realizadas por todos os formandos, tendo por base as atividades individuais e grupais: 1 Participação e criatividade nas competências de âmbito criativo; 2 Aprendizagem e desenvolvimento nas competências de âmbito técnico aplicados na parte final da formação; 3 Apresentação individual da aplicação das metodologias ensinadas.
Bibliografia
ALVIM, Décie Ferraz, Nobre Arte de falar em Público e Desenvolvimento Pessoal, Rio de Janeiro, Edições de Ouro, Biblioteca Mentor-Cultural, s.d.BOAL, Augusto, 200 Exercícios e Jogos Para O Actor E Não Actor com Ganas de Dizer Algo Através Do Teatro, lisboa, Coooperativa de Acção Cultural, SCARL, 1977PEASE, Allan, O Pequeno Livro da Linguagem Corporal, Lisboa, Editorial Bizâncio, 2002VAYER, P.; RONCIN, C. , Psicologia das actividades corporais, INSTITUTO PIAGET, Lisboa, 2004CASTIE, Dennis e WADE John, Falar em Público, Lisboa, Editorial Presença, 1990
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |