Change Makers - Dinamização de projetos comunitários educativos turma T1/2025

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Capacitar os docentes na utilização dos Laboratórios de Educação Digital e Espaços Maker nas escolas no âmbito de projetos interdisciplinares integrados no currículo. Mais especificamente os objetivos são: - Promover metodologias de Inquiry (IBSE), Design Thinking e Open Schooling. - Fomentar práticas que promovam a inclusão, a utilização do Universal Design for Learning (UDL) e a interdisciplinaridade. - Apoiar os professores no desenvolvimento de projetos com a comunidade tendo em conta as metodologias e práticas acima referidas. - Incentivar práticas colaborativas e interdisciplinares entre professores. - Promover a partilha de experiências e a reflexão sobre as melhores práticas conseguidas na ação de formação.

Conteúdos

1) O ensino centrado no aluno: o IBL (Inquiry Based Learning) 2) A interdisciplinaridade e a colaboração 3) Introdução ao DUA-Desenho Universal para a Aprendizagem (UDL-Universal Design for Learning) e a sua importância para um ensino inclusivo 4) Introdução ao Design Thinking e as vantagens da sua utilização na aprendizagem por projetos 5) A importância da abertura da escola à comunidade – Open Schooling 6) Desenvolvimento de projetos explorando as fases do Design Thinking 7) Interdisciplinaridade e responsabilidade cidadã 8) Apresentação e discussão dos cenários implementados 9) Reflexão final dos principais temas da oficina e das boas práticas alcançadas

Metodologias

Presencial As sessões terão um caráter teórico-prático e prático. Os conteúdos teóricos serão abordados através de tarefas e exploração de recursos existentes, tanto individualmente como em grupo: momentos de brainstorming, trabalho individual, dinâmicas de grupo e momentos de debate e reflexão. O desenvolvimento dos projetos terá um caráter prático e de trabalho colaborativo, com os formadores a darem apoio e a acompanharem a evolução dos trabalhos. A apresentação dos trabalhos (projetos desenvolvidos e implementados na sala de aula) requer exposição oral, reflexão e debate. Trabalho autónomo O trabalho autónomo inclui a continuação do desenvolvimento dos projetos iniciados nas sessões presenciais, planeamento da sua implementação com os alunos e a sua implementação. Os formadores acompanharão o desenvolvimento destas etapas. Inclui ainda a preparação de um portfolio para a exposição oral do seu trabalho e um relatório final individual de reflexão.

Avaliação

O regime de avaliação dos formandos tem uma componente formativa, que terá em conta a participação nas sessões presenciais, o empenho e interesse demonstrado na realização das tarefas e a atitude colaborativa para com os colegas. A componente sumativa avaliará o projeto desenvolvido e implementado, e o relatório final individual de reflexão. A avaliação final por formando é de carácter obrigatório e individual. A avaliação quantitativa de cada formando será expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho 4595/2015, com base nos seguintes parâmetros e ponderação: - Participação nas sessões presenciais - 30% - Conteúdos produzidos - 50% - Relatório Final - 20%

Bibliografia

https://ec.europa.eu/assets/eac/education/experts-groups/2014-2015/school/early-leaving-policy_en.pdf https://comunidades-aprendizagem.dge.mec.pt/

Observações

Exclusiva a docentes do AE Conde de Oeiras

Formador

Ana Priscila Doran Borges de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-09-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
2 10-09-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
3 17-09-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
4 01-10-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
5 15-10-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
6 29-10-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
7 12-11-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
8 26-11-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
9 03-12-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
10 17-12-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
11 18-03-2026 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
12 06-05-2026 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
Início: 03-09-2025
Fim: 06-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-130300/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: EB 2,3 Conde de Oeiras

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