Criatividade: Técnicas de pensamento criativo e resolução de problemas turma T1/2025

Destinatários

Professores dos GR 240, 530, 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 240, 530, 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 240, 530, 600.

Objetivos

- Analisar o papel da criatividade na adaptação dos jovens às características e necessidades da sociedade contemporânea; - Observar uma breve evolução do conceito, com foco na perspetiva atual; - Conhecer técnicas, estratégias e programas de estimulação do pensamento criativo; - Explorar a ideia de “pequeno C” na Criatividade; - Analisar o papel do professor no desenvolvimento das capacidades criativas das crianças e jovens; - Proporcionar um conjunto de exercícios práticos de agilização do pensamento criativo (passiveis de serem utilizados em contexto de sala de aula e para diferentes escalões etários), suscetíveis de melhorar a resolução criativa de problemas, a fluência e a originalidade de ideias e soluções; - Realizar atividades criativas no âmbito das artes visuais.

Conteúdos

- Conceito de Criatividade e tendências atuais; - Criatividade como resultado de um processo individual ou colaborativo; - Perspectiva de "pequeno C" da Criatividade; - A pertinência da Criatividade na sociedade contemporânea e sua interseção educacional; - Técnicas e exercícios práticos de agilização do pensamento criativo: SCANDER; Combinações forçadas; Listagem de Atributos; Mapa mental; Palavras indutoras; 40 usos para...; - Resolução criativa de problemas - Brainstorming e Creative Problem Solving.

Avaliação

A avaliação dos formandos é contínua e participada por todos os intervenientes. Os critérios de avaliação a utilizar são: - Taxa de frequência e acompanhamento da ação - Qualidade da participação e do interesse nos trabalhos de análise e discussão. - Qualidade da participação na realização dos exercícios propostos. A avaliação quantitativa dos formandos a utilizar será numa escala de 1 a 10 valores e a atribuição de um número de créditos, de acordo com o registo de acreditação do CCPFC.

Bibliografia

Eds.) Craft, A., Jeffrey, B., & Leibling, M. (2001). Creativity in Education. London: Continuum. Alencar, E. M. (2007). Criatividade no Contexto Educacional: Três Décadas de Pesquisa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 23, pp. 45-49 Almeida, (. L. (2017). Criatividade e pensamento crítico : conceito, avaliação e desenvolvimento. Gondomar: Centro de Estudos e Recursos em Psicologia. Azevedo, I., Morais, M. d., & Martins, F. (2017). Educação para a Criatividade em Adolescentes: Uma Experiência com Future Problem Solving Program Internacional. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 75-87. Bahia, S. (2008). Promoção de Ethos Criativos. Em M. d. Morais, & S. Bahia, Criatividade: Conceito, necessidades e Intervenção (pp. 230-252). Braga: Psiquilíbrios. Banaji, S., Burn, A., & Buckingham, D. (2010). The rhetorics of creativity: a literature review. Conselho da União Europeia. (2008). Comunicado de Imprensa: Reunião do Conselho - Educação, Juventude e Cultura. Bruxelas. Cremin, T. (2015). Creative teachers and creative teaching. Em A. W. (Ed), Creativity In Primary Education (pp. 33-44). London: Sage.

Formador

Rita Maria Viana Martins Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-09-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 23-09-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 30-09-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 07-10-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 16-09-2025
Fim: 07-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-121016/23 (Certificada APEVT)
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: E-learning

INSCREVER-ME