O Teatro e as Artes Visuais na transmissão de saberes e tradições portuguesas - Dom Roberto, Bonecos de Santo Aleixo e Cabeçudos turma T1/2025

Destinatários

Professores dos GR 110 e 240

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 110 e 240. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 110 e 240.

Objetivos

Dotar os professores de ferramentas que permitam a apreciação crítica e a experimentação de artes cénica e visuais, de forma a melhorar e aperfeiçoar saberes e práticas pedagógicas. Incentivar práticas que mobilizem diferentes processos para imaginar diferentes possibilidades. Questionar e experimentar soluções variadas, testar ideias e descobrir progressivamente a intencionalidade das experiências dramáticas. Promover o reconhecimento da importância do património cultural e artístico nacional como valores indispensáveis para uma maior capacidade de participação e intervenção nas dinâmicas sociais e culturais; Promover o enriquecimento das experiências dramáticas, estimulando hábitos de apreciação e fruição de diferentes contextos culturais; Promover a consciencialização de que o(s) gosto(s) e os juízos críticos se desenvolvem e formam através da prática de experiências dramáticas. Construir de artefatos e dispositivos cénicos explorando diferentes materiais e técnicas para obter efeitos distintos nos diferentes universos dramáticos.

Conteúdos

1.ª Sessão (3h): Abertura e apresentação da oficina de formação: objetivos; cronograma/planeamento e avaliação. Jogo de apresentação “Entrevistas Invertidas”. Enquadramento histórico dos três exemplares do teatro popular: Dom Roberto, Bonecos de Santo Aleixo e Cabeçudos,apresentação de vídeos. 2.ª Sessão (3h): Dom Roberto Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Visita de bonecreiro e apresentação de um espetáculo de Teatro Dom Roberto; Construção de dispositivo cénico para desenvolvimento de atividades de inspiração no Teatro Dom Roberto. 3.ª Sessão (3h): Dom Roberto Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Jogo de aquecimento; Jogo teatral e experimentação da manipulação de marionetas; Construção de bonecos de inspiração no Dom Roberto; Relaxamento. 4.ª Sessão (3h): Bonecos de Santo Aleixo Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Jogo de aquecimento; Jogo teatral; Construção de marionetes com inspiração nos Bonecos De Santo Aleixo; Relaxamento. 5.ª Sessão (3h): Bonecos de Santo Aleixo Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Jogo de aquecimento; Jogo teatral; Construção de dispositivo cénico com inspiração nos Bonecos De Santo Aleixo; Relaxamento. 6.ª Sessão (3h): Cabeçudos Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Jogo de aquecimento; Jogo teatral; Início da construção de Cabeçudos; Relaxamento. 7.ª Sessão (3h): Cabeçudos Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Jogo de aquecimento; Jogo teatral; Conclusão da construção de Cabeçudos; Relaxamento. 8.ª Sessão (3h): Apresentação dos Trabalhos/Projetos desenvolvidos em contexto sala de aula. Avaliação. Metodologias

Metodologias

Sessões presenciais (25 horas) As sessões de formação presenciais terão abordagem essencialmente prática. Com o intuito de apresentar rotinas de estruturação de aulas com enfoque artístico, as sessões serão divididas em cinco etapas distintas: - Apresentação do plano de atividades da sessão e compartilhamento de progressos e desafios enfrentados pelos participantes em sala de aula; - Aquecimento; - Atividades de apresentação e exploração do universo teatral em questão; - Construção de objetos cénicos; e relaxamento. Será incentivada a exploração das capacidades técnicas e expressivas de diversos materiais na criação e experimentação de objetos cénicos. As sessões visam proporcionar um ambiente onde os formandos possam não só aprender e aplicar técnicas artísticas, mas também refletir sobre suas práticas e compartilhar suas experiências, promovendo assim um crescimento coletivo e individual no campo artístico e pedagógico. Sessões de trabalho autónomo (25 horas) Entre as sessões presenciais os formandos terão oportunidade de aplicar em sala de aula, com os seus alunos, as atividades e os materiais didáticos construídos ou explorados na formação. Podem ainda recorrer aos materiais e bibliografia de apoio disponibilizados, na construção de outras propostas. As propostas de atividades concebidas pelos formandos serão registadas e apresentadas numa plataforma digital, criada para o efeito, que servirá como banco de recursos que pode ser acedido por qualquer docente interessado.

Avaliação

Avaliação contínua tendo por base: 1. Qualidade de acompanhamento e participação nas propostas de trabalho (discussões coletivas; realização das tarefas nas sessões presenciais; envolvimento ativo nas atividades práticas e a sua capacidade de reflexão) - 30% 2. Qualidade de realização do Trabalho Final (capacidade de planeamento e implementação de tarefas na sala de aula e de edição e apresentação multimédia) - 50% 3. Qualidade do Relatório Final (reflexão escrita individual de acordo com o documento orientador fornecido pelos formadores e sobre o trabalho realizado na formação) - 20% Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores – Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores – Excelente

Bibliografia

Antunes, C. P., & Dias, M. F. (2015). Os Cabeçudos: da rua à cena-resinificações da tradição. In Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência histórica (pp. 154–167). CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho.https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/53214/1/OS%20CABEÇUDOS%20%20DA%20RUA%20À%20CENA-%20RESSIGNIFICAÇÕES%20DA%20TRADIÇÃO.pdf Antunes, C. P. (2017). A educação dramática na formação inicial de professores e educadores. Pesquisa educa, 09, 424–438. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/53235 Assis, M., Gomes, E., Pereira, J., & Pires, A. L. (Eds.). (2017). 10x10 Ensaios entre a Arte e a Educação. Fundação Calouste Gulbenkian. Desgranges, F. (2006). A pedagogia do teatro: provocação e dialogismos. Editora Hucitec: Edições Mandacaru.https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7642577/mod_resource/content/1/DESGRANGES%2C%20Flavio%20-%20A%20pedagogia%20do%20%20teatro%2C%20provocac%CC%A7a%CC%83o%20e%20dialogismo.pdf Viola Spolin. (2014). Jogos Teatrais na Sala de Aula (I. Koudela, Ed.). Editora Perspectiva.

Formador

Carlos Alberto de Sousa Gomes

Tânia Miriam Bento Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
2 13-11-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
3 04-12-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
4 08-01-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
5 29-01-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
6 26-02-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
7 26-03-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 23-10-2025
Fim: 26-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-129890/24 (Certificada APEVT)
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: EB1 Santo António de Tercena (AE Linda-a-Velha e Queijas)

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