
O Teatro e as Artes Visuais na transmissão de saberes e tradições portuguesas - Dom Roberto, Bonecos de Santo Aleixo e Cabeçudos turma T1/2025
Destinatários
Professores dos GR 110 e 240
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 110 e 240. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos GR 110 e 240.
Objetivos
Dotar os professores de ferramentas que permitam a apreciação crítica e a experimentação de artes cénica e visuais, de forma a melhorar e aperfeiçoar saberes e práticas pedagógicas. Incentivar práticas que mobilizem diferentes processos para imaginar diferentes possibilidades. Questionar e experimentar soluções variadas, testar ideias e descobrir progressivamente a intencionalidade das experiências dramáticas. Promover o reconhecimento da importância do património cultural e artístico nacional como valores indispensáveis para uma maior capacidade de participação e intervenção nas dinâmicas sociais e culturais; Promover o enriquecimento das experiências dramáticas, estimulando hábitos de apreciação e fruição de diferentes contextos culturais; Promover a consciencialização de que o(s) gosto(s) e os juízos críticos se desenvolvem e formam através da prática de experiências dramáticas. Construir de artefatos e dispositivos cénicos explorando diferentes materiais e técnicas para obter efeitos distintos nos diferentes universos dramáticos.
Conteúdos
1.ª Sessão (3h): Abertura e apresentação da oficina de formação: objetivos; cronograma/planeamento e avaliação. Jogo de apresentação “Entrevistas Invertidas”. Enquadramento histórico dos três exemplares do teatro popular: Dom Roberto, Bonecos de Santo Aleixo e Cabeçudos,apresentação de vídeos. 2.ª Sessão (3h): Dom Roberto Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Visita de bonecreiro e apresentação de um espetáculo de Teatro Dom Roberto; Construção de dispositivo cénico para desenvolvimento de atividades de inspiração no Teatro Dom Roberto. 3.ª Sessão (3h): Dom Roberto Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Jogo de aquecimento; Jogo teatral e experimentação da manipulação de marionetas; Construção de bonecos de inspiração no Dom Roberto; Relaxamento. 4.ª Sessão (3h): Bonecos de Santo Aleixo Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Jogo de aquecimento; Jogo teatral; Construção de marionetes com inspiração nos Bonecos De Santo Aleixo; Relaxamento. 5.ª Sessão (3h): Bonecos de Santo Aleixo Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Jogo de aquecimento; Jogo teatral; Construção de dispositivo cénico com inspiração nos Bonecos De Santo Aleixo; Relaxamento. 6.ª Sessão (3h): Cabeçudos Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Jogo de aquecimento; Jogo teatral; Início da construção de Cabeçudos; Relaxamento. 7.ª Sessão (3h): Cabeçudos Apresentação dos conteúdos e objetivos a desenvolver durante a sessão; Jogo de aquecimento; Jogo teatral; Conclusão da construção de Cabeçudos; Relaxamento. 8.ª Sessão (3h): Apresentação dos Trabalhos/Projetos desenvolvidos em contexto sala de aula. Avaliação. Metodologias
Metodologias
Sessões presenciais (25 horas) As sessões de formação presenciais terão abordagem essencialmente prática. Com o intuito de apresentar rotinas de estruturação de aulas com enfoque artístico, as sessões serão divididas em cinco etapas distintas: - Apresentação do plano de atividades da sessão e compartilhamento de progressos e desafios enfrentados pelos participantes em sala de aula; - Aquecimento; - Atividades de apresentação e exploração do universo teatral em questão; - Construção de objetos cénicos; e relaxamento. Será incentivada a exploração das capacidades técnicas e expressivas de diversos materiais na criação e experimentação de objetos cénicos. As sessões visam proporcionar um ambiente onde os formandos possam não só aprender e aplicar técnicas artísticas, mas também refletir sobre suas práticas e compartilhar suas experiências, promovendo assim um crescimento coletivo e individual no campo artístico e pedagógico. Sessões de trabalho autónomo (25 horas) Entre as sessões presenciais os formandos terão oportunidade de aplicar em sala de aula, com os seus alunos, as atividades e os materiais didáticos construídos ou explorados na formação. Podem ainda recorrer aos materiais e bibliografia de apoio disponibilizados, na construção de outras propostas. As propostas de atividades concebidas pelos formandos serão registadas e apresentadas numa plataforma digital, criada para o efeito, que servirá como banco de recursos que pode ser acedido por qualquer docente interessado.
Avaliação
Avaliação contínua tendo por base: 1. Qualidade de acompanhamento e participação nas propostas de trabalho (discussões coletivas; realização das tarefas nas sessões presenciais; envolvimento ativo nas atividades práticas e a sua capacidade de reflexão) - 30% 2. Qualidade de realização do Trabalho Final (capacidade de planeamento e implementação de tarefas na sala de aula e de edição e apresentação multimédia) - 50% 3. Qualidade do Relatório Final (reflexão escrita individual de acordo com o documento orientador fornecido pelos formadores e sobre o trabalho realizado na formação) - 20% Na avaliação dos/as formandos/as será dado cumprimento às determinações legais, nomeadamente os nºs 1 a 4 e 7 a 9do artigo 4º do Despacho nº 4595/2015 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 87, de 6 de maio, e ao Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, de 9 de maio de 2016, do CCPFC. A avaliação é formalizada numa escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente 5 a 6,4 valores – Regular 6,5 a 7,9 valores – Bom 8 a 8,9 valores – Muito Bom 9 a 10 valores – Excelente
Bibliografia
Antunes, C. P., & Dias, M. F. (2015). Os Cabeçudos: da rua à cena-resinificações da tradição. In Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência histórica (pp. 154–167). CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho.https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/53214/1/OS%20CABEÇUDOS%20%20DA%20RUA%20À%20CENA-%20RESSIGNIFICAÇÕES%20DA%20TRADIÇÃO.pdf Antunes, C. P. (2017). A educação dramática na formação inicial de professores e educadores. Pesquisa educa, 09, 424–438. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/53235 Assis, M., Gomes, E., Pereira, J., & Pires, A. L. (Eds.). (2017). 10x10 Ensaios entre a Arte e a Educação. Fundação Calouste Gulbenkian. Desgranges, F. (2006). A pedagogia do teatro: provocação e dialogismos. Editora Hucitec: Edições Mandacaru.https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7642577/mod_resource/content/1/DESGRANGES%2C%20Flavio%20-%20A%20pedagogia%20do%20%20teatro%2C%20provocac%CC%A7a%CC%83o%20e%20dialogismo.pdf Viola Spolin. (2014). Jogos Teatrais na Sala de Aula (I. Koudela, Ed.). Editora Perspectiva.
Observações
Exclusiva a docentes que lecionam no Concelho de Oeiras
Formador
Carlos Alberto de Sousa Gomes