Educação Positiva: Promoção do bem-estar e da resiliência em contexto educativo turma T1/2025

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do GR 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do GR 910. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Promover o bem-estar em Educação. Promover o desenvolvimento de competências de resiliência e de eficácia nos professores. Compreender a importância da resiliência dos professores/educadores na promoção da qualidade do seu ensino, na aprendizagem e no desempenho académico dos seus alunos. Desenvolver competências relacionais, emocionais, pedagógicas e de gestão de desafios educativos pelos professores, dentro e fora da sala de aula, visando o sucesso em educação. Compreender que a resiliência dos professores é um processo que necessita de ser cultivado e desenvolvido ao longo do tempo. Saber utilizar estratégias eficazes para lidar com os desafios diários da profissão docente. Fortalecer os professores para a superação dos desafios profissionais que enfrentam nas diferentes fases da sua carreira. Fomentar emoções positivas e crenças de eficácia docente com impacto na resiliência dos professores e na qualidade do seu ensino. Potenciar o aumento do número de estratégias de gestão pedagógica na sala de aula. Promover a capacidade e o prazer de refletir, de forma sistemática, sobre as práticas de ensino e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo.

Conteúdos

1. Educação Positiva (4 horas) 1.1. Fundamentos científicos da Educação Positiva 1.2. A Educação para o bem-estar - Desenvolvimento de virtudes e forças de caráter em professores e alunos 1.3. Relação entre o desenvolvimento de competências de bem-estar profissional nos professores e o sucesso dos seus alunos 2. Competências de Resiliência em professores (4 horas) 2.1. Definição e conceito de resiliência em professores 2.2. Relação entre resiliência dos professores, qualidade de ensino e promoção da resiliência dos alunos 2.3. Desenvolvimento da resiliência ao longo da carreira docente 2.4. Níveis Micro, Meso e Macro da resiliência em professores 2.5. Fatores que contribuem para a resiliência em professores 2.6. Impacto da resiliência em professores a nível individual e na qualidade do processo educativo 3. Competências relacionais em Educação (Professores, Alunos, Encarregados de Educação, Funcionários) (4 horas) 3.1. Clima escolar como fator de risco e proteção na comunidade escolar 3.2. Comunicação para relacionamentos positivos e de sucesso em Educação 3.3. Redes de suporte, relacionamentos e eficácia nos sistemas educativos 4. Competências emocionais em Educação (4 horas) 4.1. Importância e impacto das emoções nos professores e nos alunos 4.2. Estratégias de regulação de emoções para um ensino e aprendizagem eficazes 4.3. Importância das emoções e da regulação de emoções nas relações educativas (empatia e assertividade) 4.4. Importância das emoções positivas como promotoras de sucesso em Educação 5. Competências de gestão de desafios educativos (3 horas) 5.1. Como manter um bom equilíbrio trabalho-vida pessoal 5.2. Estratégias de resolução de desafios educativos: mecanismos individuais de coping e o trabalho colaborativo entre professores 6. Competências pedagógicas para um ensino eficaz (3 horas) 6.1. Ensino e aprendizagem eficazes 6.2. Organização da sala de aula e produção de materiais 6.3. Gestão do trabalho dos alunos 6.4. Competências comunicacionais para o ensino eficaz 6.5. Avaliação formativa (avaliação para a aprendizagem) versus avaliação sumativa (avaliação da aprendizagem) 7. Competências pedagógicas para a gestão da sala de aula (3 horas) 7.1. Estratégias de gestão da sala de aula proativas e positivas 7.2. Aspetos afetivos e sociais da relação professor-aluno 7.3. Avaliação e gestão eficaz de desafios na sala de aula

Metodologias

Esta ação de formação pretende integrar na prática pedagógica, de forma articulada, os conhecimentos proporcionados pelas investigações em promoção das competências de resiliência e de eficácia pedagógica dos professores; de modo a que estes invistam no conhecimento sobre si mesmos, sobre os seus alunos e sobre os processos de ensino-aprendizagem, visando uma gestão educativa orientada para o sucesso. Neste contexto formativo, a ação decorrerá num ambiente de trabalho colaborativo, mediado pelo formador, através de sessões teóricas (apresentação dos conceitos chave da formação, análise e discussão dos conteúdos, clarificação e aprofundamentos dos conceitos); sessões teórico-práticas (apresentação e discussão de materiais e das atividades e /ou metodologias face a situações concretas de ensino/aprendizagem, com reflexão sobre as práticas pedagógicas) e sessões práticas (na elaboração de propostas concretas de aplicação dos conhecimentos adquiridos).

Avaliação

Os formandos serão avaliados de acordo com a carta-circular CCPFC-3/2007, numa escala de 1 a 10, em que serão considerados: -a qualidade da participação na formação; -a qualidade e adequação do relatório de natureza pedagógico-reflexivo desenvolvido por cada um dos formandos em que lhes será solicitado o recurso aos conteúdos trabalhados;

Bibliografia

Bandura, A. (1993). Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, 28(2), 117-148. Beltman, S., Mansfield, C., & Price, A. (2011). Thriving not just surviving: A review of research on teacher resilience. Educational Research Review, 6, 185-207. doi: 10.1016/j.edurev.2011.09.001 Bobek, B. L. (2002). Teacher resiliency: A key to career longevity. The Clearing House, 75, 202-205. doi: 10.1080/0009865020960493Castro, A. J., Kelly, J., & Shih, M. (2010). Resilience strategies for new teachers in high-needs areas. Teaching and Teacher Education, 26(3), 622-629. Cefai, C., & Cavioni, V. (2014). From neurasthenia to eudaimonia: teachers' wellbeing and resilience. In C. Cefai, & V. Cavioni (Eds.), Social and emotional education in primary school: Integrating theory and research into practice (pp. 133-148). New York: Springer Science Business Media.

Formador

Luísa Cristina Valério da Silva Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-06-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
2 01-07-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 03-07-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 07-07-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 10-07-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 14-07-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 17-07-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 21-07-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 26-06-2025
Fim: 21-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135085/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras