
Aprendizagem Ativa em Espaços de Aprendizagem - uma abordagem multidisciplinar turma T1/2025
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Promover a autorreflexão e a partilha sobre como tornar os espaços de aprendizagem mais flexíveis e inovadores para tornar a participação dos alunos no processo de aprendizagem mais ativa. 2. Explorar ferramentas práticas (digitais e outras) para a planificação e realização de atividades centradas no aluno. 3. Experimentar situações de aprendizagem ativa para as integrar em espaços de aprendizagem com alunos. 4. Criar cenários de aprendizagem multidisciplinares baseados nos princípios da aprendizagem ativa, tendo sempre em vista a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos.
Conteúdos
Módulo 0: Apresentação (1h) - Plano de aprendizagem do curso. - Critérios de avaliação do curso. - Plataforma digital de suporte ao curso. Módulo 1: Metodologias e estratégias de aprendizagem ativa (8h) - Conceito de aprendizagem ativa. - Metodologias e estratégias centradas no aluno exemplos práticos. - Potencialidades e desafios de várias metodologias de aprendizagem ativa discussão e partilhas. - Possibilidades de integração das estratégias de aprendizagem ativa. Módulo 2: Ferramentas e recursos digitais em contexto educativo (6h) - Ferramentas digitais, cujo o uso promove a autonomia do aluno e/ou apoia a sua avaliação formativa. - Reflexão sobre o uso de ferramentas digitais para os diferentes usos: pesquisa, construção, avaliação formativa, etc.). - Conceito creative commons. Módulo 3: Cenários de aprendizagem inovadores e multidisciplinares (3h) - Conceito de cenário de aprendizagem. - Exemplos de cenários de aprendizagem inovadores reflexão e partilha. Módulo 4: Planificação e apresentação de um cenário de aprendizagem multidisciplinar (7h) - Estrutura/guião de um cenário de aprendizagem. - Planificações elaboradas pelos grupos multidisciplinares. - Apresentações e partilhas dos trabalhos realizados em grupos. - Avaliação da ação.
Metodologias
Este Curso de 25 horas divide-se em oito sessões, seis presenciais e duas a distância, assíncronas, sendo a distribuição horária e a tipologia as seguintes: Sessão 1 (teórico-prática) 3,5h presencial Sessão 2 (teórico-prática) 3h presencial Sessão 3 (prática) 3,5h a distância (assíncrona) Sessão 4 (prática) 3h presencial Sessão 5 (prática) 3h presencial Sessão 6 (teórico-prática) 3h presencial Sessão 7 (prática) 3h a distância (assíncrona) Sessão 8 (teórico-prática) 3h presencial Cada uma das sessões presenciais recorre a metodologias de aprendizagem ativa. Privilegia-se o trabalho em pequeno grupo. Estas são algumas das atividades previstas para as várias sessões: - Apresentação/exploração dos conteúdos. - Trabalhos de grupo. - Partilha de experiências/contextualização individual dos conteúdos. - Exploração e experimentação de ferramentas digitais. - Criação de conteúdos a partir das ferramentas digitais exploradas. - Preenchimento de formulários/tabelas.
Avaliação
Os formandos são avaliados com base (i) nas tarefas realizadas nas sessões presenciais, (ii) nas tarefas a distância publicadas nas plataformas de apoio ao curso; (iii) no trabalho final de apresentação e (iv) relatório final (reflexão individual*), numa tabela de 1 a 10 valores, conforme estabelecido no Regulamento do CCPFC e no Despacho n.º4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os normativos legais da formação contínua de professores em vigor. O dispositivo de avaliação contempla os seguintes critérios: *Reflexão individual de natureza pedagógica (2 valores) Documento, com o máximo de 1500 palavras, sobre (i) a pertinência das metodologias e atividades de aprendizagem ativa em espaços de aprendizagem; e (ii) o percurso formativo realizado ao longo do curso, perspetivando o respetivo impacto a curto e a médio prazo. 1. Participação nas atividades 50% . Realização das atividades práticas solicitadas . Submissão na plataforma de apoio à formação . Clareza . Relevância . Correção 2. Trabalho final e respetiva apresentação 30% . Trabalho final . Apresentação do trabalho 3. Relatório Final 20 % Reflexão crítica sobre o percurso formativo/autoavaliação
Bibliografia
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade ObrigatóriaAs Aprendizagens Essenciais (AE) referentes ao Ensino Básico Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julhAs Aprendizagens Essenciais (AE) referentes ao Ensino Secundário Despacho n.º 8476-A/2018, de 31 de agosto.https://idea.uminho.pt/pt/ideadigital/entradas/Paginas/entrada33.aspxCenários de Aprendizagem | Laboratórios de Educação Digital (LED) (medu.pt=
Formador
Maria Teresa Teixeira Mendes
Marlene Marques Lucas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online assíncrona |
4 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |