
A Disciplina Positiva na Gestão de Conflitos turma T1/2025
Apresentação
Desde há muito que a OCDE sugere que o sistema educativo português deve ir além das capacidades cognitivas e abranger competências socioemocionais. Disciplina positiva e autocontrolo emergem assim, como competências cruciais para o sucesso escolar e pessoal das crianças, sendo a chave na gestão de conflitos. O 1º CEB é crucial para o desenvolvimento integral das crianças, formando-se nesta fase as bases do comportamento e da personalidade. Crianças que conseguem autorregular-se e gerir os seus comportamentos, estão mais aptas a seguir instruções, completar tarefas e manter a concentração durante as atividades escolares; por isso têm melhores hábitos de estudo, maior capacidade de atenção e melhores desempenhos escolares.
Destinatários
Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Esta ação visa dotar os professores com práticas pedagógicas e didáticas essenciais desde o ensino básico. Objetivos: - Capacitar professores para gerir conflitos entre pares e entre alunos e professores. - Facilitar aos professores práticas pedagógicas promotoras de capacidades de autoconceito e autocontrolo. - Dotar professores com metodologias que favoreçam o bem-estar, o crescimento saudável e os relacionamentos positivos, aumentando a motivação para a aprendizagem. Pretende-se mudar práticas e promover o sucesso educativo; aprofundar conhecimentos sobre a organização e gestão da sala de aula em situações de indisciplina e falta de motivação; e reforçar a atitude proativa na resolução de problemas.
Conteúdos
A ação será desenvolvida em 25 horas de formação presenciais e online (6 sessões de formação com a duração média de 4 horas cada) e 25 horas de trabalho autónomo (preparação e aplicação das 23 sessões de trabalho com as crianças em contexto de sala de aula). As sessões de formação presenciais e online abordarão os seguintes conteúdos: 1ª Sessão (4h30m) - presencial Conteúdos da ação, apresentação geral do Programa Crescer a Brincar e dos manuais e das variáveis a trabalhar no 1º ano do programa: Disciplina e Autocontrolo 2ª Sessão (4h) - online síncrona Componente teórica: Consciência Corporal O que é a consciência corporal? Como ajudar as crianças a desenvolverem a consciência corporal? 3ª Sessão (4h) - presencial Componente prática: Apresentação do manual STOP! Disciplina e Autocontrolo Utilização do manual e proposta de organização do manual em sessões 4ª Sessão (4h) - online síncrona Componente prática: Reflexão em grupo das experiências dos professores e expectativas relativamente à concretização do Crescer a Brincar Troca de experiências entre professores 5ª Sessão (4h30m) - online síncrona Componente teórica: Disciplina e Autocontrolo Como ajudar as crianças a desenvolver a disciplina e o autocontrolo? Exploração do manual STOP! Disciplina e Autocontrolo Utilização do manual e proposta de organização do manual em sessões 6ª Sessão (4h) - presencial Componente teórica: Promoção da saúde Avaliação Qualitativa do Crescer a Brincar e impacto nas escolas
Avaliação
A ponderação da avaliação terá em consideração os seguintes critérios: - participação nas sessões conjuntas (presenciais e online) e nas tarefas, na assiduidade e pontualidade demonstradas nas mesmas sessões (15%); - produção de trabalhos e/ ou materiais, uso de metodologias de investigação/ formação e aplicação dos conteúdos centrada na realidade experimental/ contexto profissional (65%); - relatório crítico final (20%). A classificação final, conforme previsto na Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro, será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10, conforme abaixo se discrimina: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Bennet, P & Murphy, S (1999). Psicologia e Promoção da Saúde. Lisboa, Clempsi Editores.Goleman, D. (2012). Inteligência emocional. Lisboa: Temas e Debates.Moreira, Paulo (2017). STOP! Disciplina e Autocontrolo. Porto: Porto Editora.Moreira, P. (2014). Ser professor: competências básicas 1 - Comunicação, Consciência Corporal, Disciplina, Autocontrolo e Auto-estima. Porto: Porto Editora.Moreira, P., Crusellas, L., Sá, Isabel., Gomes, P., Matias, C. (2010) Evaluation of a manual-based programme for the promotion of social and emotional skills in elementar school children: results from a 4-year study in Portugal Health Promotion International, Vol. 25 No. 3. Oxford University Press.
Formador
Margarida de Melo Grandvaux Barbosa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-03-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 03-04-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 20:00 | 4:30 | Presencial |
4 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 20:00 | 4:30 | Online síncrona |
5 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 05-06-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |