
ACD Inclusão e Diversidade: Unindo forças para uma Escola Resiliente turma T1/2025
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Observações
[{'onlySelecionados': False, 'seccoes': [{'rteContent': '{"blocks":[{"key":"1l3g5","text":"Doutorada Lúcia Canha","type":"unstyled","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}}],"entityMap":{}}', 'title': 'Formador/a'}, {'rteContent': '{"blocks":[{"key":"1t2gs","text":"Diversidade e Inclusão na Escola","type":"unstyled","depth":0,"inlineStyleRanges":[{"offset":0,"length":32,"style":"ITALIC"}],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"ftc8o","text":"Compreender os conceitos fundamentais de diversidade e inclusão no contexto educacional.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"armkh","text":"Identificar os principais desafios enfrentados por alunos com deficiência e/ou doença mental.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"an4qh","text":"Resiliência, Autoeficácia e Flexibilidade na Construção de Ambientes Inclusivos","type":"unstyled","depth":0,"inlineStyleRanges":[{"offset":0,"length":79,"style":"ITALIC"}],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"63rnq","text":"Explorar competências pessoais e sociais com impacto no desenvolvimento de ambientes escolares e educativos inclusivos.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"6m26v","text":"Apoio à Transição para a Vida Adulta","type":"unstyled","depth":0,"inlineStyleRanges":[{"offset":0,"length":36,"style":"ITALIC"}],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"5c7ha","text":"Refletir sobre a importância e o impacto do apoio à transição para a vida adulta de alunos com deficiência /ou doença mental.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"1lmtc","text":"Trabalho Colaborativo com Pais","type":"unstyled","depth":0,"inlineStyleRanges":[{"offset":0,"length":30,"style":"ITALIC"}],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"3k7iv","text":"Refletir sobre a importância do envolvimento familiar na escola, especialmente no desenvolvimento e implementação dos planos de transição dos alunos.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}}],"entityMap":{}}', 'title': 'Objetivos'}, {'rteContent': '{"blocks":[{"key":"889ki","text":"Diversidade e Inclusão na Escola","type":"unstyled","depth":0,"inlineStyleRanges":[{"offset":0,"length":32,"style":"ITALIC"}],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"15v0l","text":"Diferenciação dos termos diversidade e inclusão e as suas interconexões.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[{"offset":47,"length":1,"style":"BOLD"}],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"52j6d","text":"Desafios enfrentados por alunos com deficiência e/ou doença mental.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"d5a6","text":"Resiliência, Autoeficácia e Flexibilidade na Construção de Ambientes Inclusivos","type":"unstyled","depth":0,"inlineStyleRanges":[{"offset":0,"length":79,"style":"ITALIC"}],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"aggjb","text":"Conceitos de resiliência, autoeficácia e flexibilidade e sua importância na educação inclusiva.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"a0aae","text":"Desenvolvimento dessas competências nos alunos, promovendo maior autonomia e adaptação aos desafios escolares.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"6vla8","text":"Estratégias para fortalecer a flexibilidade e resiliência nas organizações escolares, favorecendo culturas mais inclusivas e adaptativas.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"pjv1","text":"Apoio à Transição para a Vida Adulta","type":"unstyled","depth":0,"inlineStyleRanges":[{"offset":0,"length":36,"style":"ITALIC"}],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"23cp3","text":"Apoio à transição para a vida adulta de alunos com deficiência e/ou doença mental – conceptualização.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"7b0b0","text":"Práticas eficazes para promover uma transição bem-sucedida e uma participação ativa na comunidade.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"3oaim","text":"O Planeamento Centrado na Pessoa (PCP) - princípios e implicações nas práticas educativas e organizacionais.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"ftert","text":"Trabalho Colaborativo com Pais","type":"unstyled","depth":0,"inlineStyleRanges":[{"offset":0,"length":30,"style":"ITALIC"}],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"1k7e7","text":"Estratégias eficazes para fortalecer o trabalho colaborativo entre escola e família.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}},{"key":"dec9g","text":"O papel das expectativas de pais, professores e alunos no sucesso da transição para a vida adulta e na construção de um percurso inclusivo e autónomo.","type":"unordered-list-item","depth":0,"inlineStyleRanges":[],"entityRanges":[],"data":{}}],"entityMap":{}}', 'title': 'Conteúdos'}], 'title': 'Informação geral'}]
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |