Comunicação Positiva e Motivação para a Aprendizagem turma T2/2025

Apresentação

Um estudo da Universidade Nova de Lisboa (2018), concluiu que mais de 60% dos professores portugueses sofrem de exaustão emocional, estando as causas associadas, entre outras, à indisciplina na sala de aula. A Organização Mundial da Saúde, divulgou em 2022, que 14% dos adolescentes do mundo, viviam com uma perturbação mental e recomenda reorganizar os ambientes que influenciam a saúde mental, incluindo as escolas. Esta ação pretende facultar aos docentes, estratégias e práticas pedagógicas, que lhes permitam gerir o ambiente de sala de aula de forma harmoniosa, recorrendo a uma comunicação positiva e assertiva, diminuindo a indisciplina e promovendo a motivação para a aprendizagem, contribuindo para o bem-estar de professores e alunos.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Sensibilizar os formandos para a importância da promoção da Saúde Física e Mental e dos hábitos de vida saudável. - Capacitar os formandos para aumentar o autocontrolo dos alunos e a responsabilização pelos seus atos, de forma diminuir a indisciplina e a agressividade. - Fomentar a comunicação positiva, assertiva e eficaz, criando relações empáticas e de respeito mútuo, estimulando um ambiente educativo saudável. - Facultar estratégias para promover a motivação dos alunos, para a aprendizagem e para o estudo. - Fornecer técnicas de prevenção e gestão de conflitos, entre os alunos e entre estes e o professor, com vista a uma melhor gestão das relações interpessoais. - Incentivar os formandos para a promoção da cooperação e da inclusão.

Conteúdos

Os conteúdos da ação serão apresentados ao longo das 25 horas de formação conjunta, em formato presencial e online síncrona, repartidos por 6 sessões, com duração média de 4 horas: 1ª Sessão (4h) – presencial A importância da promoção da Saúde Física e Mental - Promoção da Saúde e de hábitos de vida saudável - Prevenção e Educação - Fatores de Risco e Proteção 2ª Sessão (4h) - online síncrona Desenvolvimento do Autocontrolo, Autonomia e Responsabilidade - Compreender as causas subjacentes da indisciplina - O desenvolvimento do autocontrolo - Como promover o autocontrolo, autonomia e responsabilidade nos jovens? 3ª Sessão (4h30) – presencial Comunicação positiva em contexto escolar - Estilos de comunicação - O que é e como funciona a comunicação positiva? - A importância da comunicação positiva no desenvolvimento dos jovens - Técnicas de comunicação positiva e assertiva, na construção de um ambiente educativo saudável e produtivo 4ª Sessão (4h30) - online síncrona Motivação para a aprendizagem e para o estudo - Tipos de Motivação - Estilos de Aprendizagem - O Estudo e o sucesso escolar - Estratégias para promover a motivação para a aprendizagem e para o estudo 5ª Sessão (4h) - online síncrona Prevenção e gestão de conflitos - O conflito e o desenvolvimento pessoal - Estratégias de prevenção de conflitos no relacionamento interpares e na relação professor-aluno - Técnicas de atuação diversificadas face ao conflito em contexto escolar 6ª Sessão (4h) – presencial Promoção de um ambiente cooperativo e inclusivo no contexto escolar - Efeitos nefastos da violência e da discriminação - Promover o respeito pela diversidade e pela diferença - Estratégias para fomentar a cooperação, sentimentos de pertença e inclusão

Avaliação

A avaliação dos formandos será realizada com base nos seguintes critérios: - Avaliação da participação nas sessões conjuntas (presenciais e online síncronas), tendo também em conta a assiduidade e pontualidade apresentadas durante as sessões (15%); - Avaliação da qualidade dos trabalhos e materiais produzidos, bem como do uso de metodologias de investigação e formação. A aplicação dos conteúdos e estratégias deve ser adaptada ao contexto real e profissional dos formandos (65%); - Avaliação do relatório crítico final, que deve refletir a aplicação e a compreensão das temáticas e competências abordadas durante a ação de formação (20%). De acordo com o que foi definido na Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro, a classificação final será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10: Excelente – de 9 a 10 valores Muito Bom – de 8 a 8,9 valores Bom – de 6,5 a 7,9 valores Regular – de 5 a 6,4 valores Insuficiente – de 1 a 4,9 valores

Bibliografia

Moreira, P. (2014). Ser professor: competências básicas … 1 - Comunicação, Consciência Corporal, Disciplina, Autocontrolo e Auto-estima. Porto: Porto Editora.PREVENIR, A. (2020); “EU PASSO…” - Promoção de Hábitos de Vida Saudável I; Lisboa: Associação PREVENIR (2ª edição).Rosenberg, M. B. (2024). Comunicação Não-Violenta e Resolução de Conflitos. Lisboa: Alma dos Livros.Young, I. (2001). Promover a Saúde da Juventude Europeia – Educação para a Saúde nas Escolas. Manual de formação para professores e outros profissionais que trabalham com jovens. Mem Martins: Editorial do Ministério da Educação.Zsolnai, A. (2002). Relationship Between Children’s Social Competence, Learning Motivation and School Achievement. Educational Psychology, 22(3).

Formador

Margarida de Melo Grandvaux Barbosa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-03-2025 (Terça-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Presencial
2 01-04-2025 (Terça-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Online síncrona
3 06-05-2025 (Terça-feira) 15:30 - 20:00 4:30 Presencial
4 20-05-2025 (Terça-feira) 15:30 - 20:00 4:30 Online síncrona
5 03-06-2025 (Terça-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Online síncrona
6 24-06-2025 (Terça-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Presencial
Início: 18-03-2025
Fim: 24-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133037/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: EBI Joaquim de Barros + online