
Comunicação Positiva e Motivação para a Aprendizagem turma T1/2025
Apresentação
Um estudo da Universidade Nova de Lisboa (2018), concluiu que mais de 60% dos professores portugueses sofrem de exaustão emocional, estando as causas associadas, entre outras, à indisciplina na sala de aula. A Organização Mundial da Saúde, divulgou em 2022, que 14% dos adolescentes do mundo, viviam com uma perturbação mental e recomenda reorganizar os ambientes que influenciam a saúde mental, incluindo as escolas. Esta ação pretende facultar aos docentes, estratégias e práticas pedagógicas, que lhes permitam gerir o ambiente de sala de aula de forma harmoniosa, recorrendo a uma comunicação positiva e assertiva, diminuindo a indisciplina e promovendo a motivação para a aprendizagem, contribuindo para o bem-estar de professores e alunos.
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Sensibilizar os formandos para a importância da promoção da Saúde Física e Mental e dos hábitos de vida saudável. - Capacitar os formandos para aumentar o autocontrolo dos alunos e a responsabilização pelos seus atos, de forma diminuir a indisciplina e a agressividade. - Fomentar a comunicação positiva, assertiva e eficaz, criando relações empáticas e de respeito mútuo, estimulando um ambiente educativo saudável. - Facultar estratégias para promover a motivação dos alunos, para a aprendizagem e para o estudo. - Fornecer técnicas de prevenção e gestão de conflitos, entre os alunos e entre estes e o professor, com vista a uma melhor gestão das relações interpessoais. - Incentivar os formandos para a promoção da cooperação e da inclusão.
Conteúdos
Os conteúdos da ação serão apresentados ao longo das 25 horas de formação conjunta, em formato presencial e online síncrona, repartidos por 6 sessões, com duração média de 4 horas: 1ª Sessão (4h) presencial A importância da promoção da Saúde Física e Mental - Promoção da Saúde e de hábitos de vida saudável - Prevenção e Educação - Fatores de Risco e Proteção 2ª Sessão (4h) - online síncrona Desenvolvimento do Autocontrolo, Autonomia e Responsabilidade - Compreender as causas subjacentes da indisciplina - O desenvolvimento do autocontrolo - Como promover o autocontrolo, autonomia e responsabilidade nos jovens? 3ª Sessão (4h30) presencial Comunicação positiva em contexto escolar - Estilos de comunicação - O que é e como funciona a comunicação positiva? - A importância da comunicação positiva no desenvolvimento dos jovens - Técnicas de comunicação positiva e assertiva, na construção de um ambiente educativo saudável e produtivo 4ª Sessão (4h30) - online síncrona Motivação para a aprendizagem e para o estudo - Tipos de Motivação - Estilos de Aprendizagem - O Estudo e o sucesso escolar - Estratégias para promover a motivação para a aprendizagem e para o estudo 5ª Sessão (4h) - online síncrona Prevenção e gestão de conflitos - O conflito e o desenvolvimento pessoal - Estratégias de prevenção de conflitos no relacionamento interpares e na relação professor-aluno - Técnicas de atuação diversificadas face ao conflito em contexto escolar 6ª Sessão (4h) presencial Promoção de um ambiente cooperativo e inclusivo no contexto escolar - Efeitos nefastos da violência e da discriminação - Promover o respeito pela diversidade e pela diferença - Estratégias para fomentar a cooperação, sentimentos de pertença e inclusão
Avaliação
A avaliação dos formandos será realizada com base nos seguintes critérios: - Avaliação da participação nas sessões conjuntas (presenciais e online síncronas), tendo também em conta a assiduidade e pontualidade apresentadas durante as sessões (15%); - Avaliação da qualidade dos trabalhos e materiais produzidos, bem como do uso de metodologias de investigação e formação. A aplicação dos conteúdos e estratégias deve ser adaptada ao contexto real e profissional dos formandos (65%); - Avaliação do relatório crítico final, que deve refletir a aplicação e a compreensão das temáticas e competências abordadas durante a ação de formação (20%). De acordo com o que foi definido na Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro, a classificação final será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10: Excelente de 9 a 10 valores Muito Bom de 8 a 8,9 valores Bom de 6,5 a 7,9 valores Regular de 5 a 6,4 valores Insuficiente de 1 a 4,9 valores
Bibliografia
Moreira, P. (2014). Ser professor: competências básicas 1 - Comunicação, Consciência Corporal, Disciplina, Autocontrolo e Auto-estima. Porto: Porto Editora.PREVENIR, A. (2020); EU PASSO - Promoção de Hábitos de Vida Saudável I; Lisboa: Associação PREVENIR (2ª edição).Rosenberg, M. B. (2024). Comunicação Não-Violenta e Resolução de Conflitos. Lisboa: Alma dos Livros.Young, I. (2001). Promover a Saúde da Juventude Europeia Educação para a Saúde nas Escolas. Manual de formação para professores e outros profissionais que trabalham com jovens. Mem Martins: Editorial do Ministério da Educação.Zsolnai, A. (2002). Relationship Between Childrens Social Competence, Learning Motivation and School Achievement. Educational Psychology, 22(3).
Formador
Margarida de Melo Grandvaux Barbosa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 15:30 - 20:00 | 4:30 | Presencial |
4 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 15:30 - 20:00 | 4:30 | Online síncrona |
5 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |