
Disciplina Positiva e Gestão da Indisciplina turma T1/2025
Apresentação
A ação visa capacitar os formandos com estratégias eficazes para criar um ambiente de aprendizagem saudável e seguro, onde a indisciplina pode comprometer tanto a dinâmica da sala de aula quanto o desenvolvimento integral das crianças. Através da disciplina positiva, que se centra na construção de competências socioemocionais, esta formação oferece ferramentas para prevenir comportamentos indesejados e promover um ambiente harmonioso. A inclusão da formação no plano de atividades da entidade está em consonância com os objetivos estratégicos de melhorar a qualidade do ensino e reforçar as capacidades pedagógicas dos educadores e insere-se nos esforços contínuos da entidade para promover práticas educativas inovadoras e eficazes.
Destinatários
Docentes dos GR 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos GR 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos GR 100 e 110.
Objetivos
- Capacitar os formandos com estratégias eficazes para gerir a indisciplina e promover comportamentos positivos em sala de aula - Promover a Disciplina Positiva - Dotar os formandos de ferramentas para antecipar e prevenir a indisciplina, reduzindo conflitos e criando um ambiente seguro - Incentivar práticas que ajudem as crianças a desenvolverem autocontrole e responsabilidade pelas suas ações. - Fomentar uma cultura educativa inclusiva, onde todas as crianças se sintam respeitadas e valorizadas, promovendo a inclusão e o bem-estar emocional.
Conteúdos
A ação será estruturada em 25 horas, distribuídas por 6 sessões, combinando formação presencial e online. Cada sessão terá uma duração média de 4 horas e abordará os seguintes conteúdos: 1ª Sessão (4h30m) - presencial - Fundamentos da Disciplina Positiva: Conceitos e princípios da disciplina positiva. Importância do respeito mútuo e da empatia no contexto escolar. Comparação entre abordagens tradicionais e a disciplina positiva. 2ª Sessão (4h) - online síncrona - Desenvolvimento Socioemocional na Infância: Fases do desenvolvimento emocional e social nas crianças em idade escolar. Identificação de comportamentos típicos e atípicos em crianças. Relação entre desenvolvimento socioemocional e comportamentos em sala de aula. 3ª Sessão (4h) - presencial - Técnicas de Gestão de Sala de Aula: Estratégias para criar um ambiente de aprendizagem seguro e positivo. Criação de rotinas e regras claras. Técnicas para prevenir a indisciplina e incentivar comportamentos positivos. 4ª Sessão (4h) - online síncrona - Resolução de Conflitos e Intervenção em Comportamentos Desafiantes: Métodos de mediação e resolução de conflitos. Intervenção em situações de indisciplina sem recorrer a punições. Ferramentas para lidar com comportamentos desafiantes. 5ª Sessão (4h30m) - online síncrona - Promoção da Autodisciplina nas Crianças: Estratégias para incentivar a responsabilidade e a autonomia. Desenvolvimento de competências como o autocontrolo e a autoavaliação. Técnicas de reforço positivo e motivação intrínseca. 6ª Sessão (4h) - presencial - Envolvimento das Famílias e Comunidade Escolar: Importância da colaboração entre escola e famílias. Como envolver os pais na disciplina positiva. Construção de uma rede de apoio com a comunidade escolar.
Avaliação
A avaliação dos formandos será ponderada de acordo com os seguintes critérios: - Participação e Assiduidade: Avaliação da participação nas sessões conjuntas (presenciais e online), incluindo a assiduidade e pontualidade demonstradas durante as sessões. - Produção de Trabalhos e Aplicação de Conteúdos: Avaliação da qualidade dos trabalhos e materiais produzidos, bem como do uso de metodologias de investigação e formação. A aplicação dos conteúdos deve estar centrada na realidade experimental e no contexto profissional dos formandos. - Relatório Crítico Final: Avaliação do relatório crítico final, que deve refletir a compreensão e a aplicação dos conceitos discutidos durante a formação. A classificação final será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10, conforme definido na Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro.
Bibliografia
Crusellas, Lorena & Alcobia, Vanda (2018); PrÉ: Guia de Competências e Baralho de Sentimentos; Associação PREVENIR (3ª edição - revista), Lisboa.Hoglund, W. & Leadbeater, B. (2004). The Effects of Family, School and Classroom Ecologies on Changes in Children´s Social Competence and Emotional and Behavior Problems in First Grade. Developmental Psychology, 40(4).Moreira, P. (2014). Ser professor: competências básicas 1 - Comunicação, Consciência Corporal, Disciplina, Autocontrolo e Auto-estima. Porto: Porto Editora.Papalia, D., Olds, S. & Feldman, R. (2001). O Mundo da Criança. Portugal: Editora McGraw-Hill.Zsolnai, A. (2002). Relationship Between Childrens Social Competence, Learning Motivation and School Achievement. Educational Psychology, 22(3).
Formador
Margarida de Melo Grandvaux Barbosa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 15:30 - 20:00 | 4:30 | Presencial |
2 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 28-03-2025 (Sexta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |
4 | 12-04-2025 (Sábado) | 15:30 - 20:00 | 4:30 | Online síncrona |
5 | 26-04-2025 (Sábado) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 16-05-2025 (Sexta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |