
Português Língua Não Materna: implementação, desenvolvimento e avaliação turma T1/2025
Destinatários
Professores dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; (3) Identificar e interpretar o suporte legislativo; (4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais; (5) Reconhecer a importância e utilidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas; (6) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística; (7) Reconhecer a importância e utilidade do Portfolio Europeu de Línguas; (8) Identificar as fases do processo de avaliação dos alunos; (9) Produzir os necessários instrumentos de avaliação dos alunos; (10) Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e da compreensão e expressão escrita, adequados ao perfil sociolinguístico dos alunos; (11) Planificar e construir sequências de atividades didáticas.
Conteúdos
1 Conceitos fundamentais: português língua materna, português língua segunda, português língua estrangeira, português língua de herança, português língua oficial, português língua nacional, português língua de escolarização, português língua não materna; 2 Análise do suporte legislativo; 3 O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; 4 O Portefólio Europeu de Línguas; 5 O perfil sociolinguístico; 6 Avaliação da proficiência linguística. 7 Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção oral; 8 Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção escrita; 9 Modelo de percurso didático.
Metodologias
Presencial: Presencial (6 horas): em grupo, definir conceitos, analisar a legislação e explorar os documentos de referência. Presencial (1 hora): breve comunicação individual Presencial (6 horas): em grupo, construir um instrumento de avaliação da proficiência linguística. Presencial (1 hora): breve comunicação individual sobre as dificuldades sentidas. Presencial (7 horas): em grupo, construir materiais didáticos. Presencial (3 horas): apresentação dos materiais. Presencial (1 hora): avaliação formação construídos e resultados da sua aplicação. Trabalho Autónomo: Trabalho autónomo (6 horas): investigação individual (os aspetos estudados estão a ser postos em prática no agrupamento de escolas?) Trabalho autónomo (6 horas): experimentar o instrumento de avaliação construído. Trabalho autónomo (10 horas): Construir e aplicar os materiais didáticos. Trabalho autónomo (3 horas): relatório crítico individual.
Avaliação
Parâmetros em avaliação: A) Participação na ação (contributos; intervenção nas sessões). B) Trabalhos/produtos desenvolvidos (observação de práticas; portefólio de exercícios; plano de trabalho individual; Aplicação de competências ao contexto - plano de intervenção; avaliação de práticas e materiais de apoio; (re)construção de unidades didáticas). C) Reflexão individual sobre o percurso formativo desenvolvido. A Classificação de cada formando será realizada por níveis de desempenho na escala de 1 a 10.
Bibliografia
BILLIEZ, J. (coord). De la didactique des langues à la didactique du plurilinguisme. 1998.CANALE, M. & Swain, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing, Applied Linguistics 1.1., 1980.Conselho da Europa, Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação; Porto; Edições ASA; 2001.Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais nível A1; 2018. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_a1_ff.pdfDireção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais nível A2; 2018. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_a2_ff.pdf
Formador
Ana Paula Correia Januário Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |