Poesia Amplexa o ensino pluridimensional do texto lírico turma T2/2024

Destinatários

Professores do Grupo 200, Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Professores do Grupo 300 do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 200, Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Professores do Grupo 300 do Ensino Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 200, Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Professores do Grupo 300 do Ensino Secundário.

Objetivos

Compreender evolução da Teoria da Literatura e as suas possíveis implicações metodológicas nos Estudos Literários e, em especial, no ensino da disciplina de Português. Ler e interpretar textos poéticos como base de desenvolvimento de literacias variadas. Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos poemas. Expressar pontos de vista suscitados pelos textos lidos, contribuindo para a troca de experiências de leitura. Aprofundar metodologias hipertextuais, nomeadamente, estabelecendo pontes com autores da área da Filosofia. Encontrar estratégias que ajudem os alunos a desenvolver a competência inferencial, a capacidade associativa, o espírito crítico e a criatividade.

Conteúdos

I. Poesia amplexa: a didatização do texto lírico Apresentação da formadora e dos formandos. Um curso horizontal: um momento de sinergia entre pares. Funcionamento, avaliação e bibliografia do curso. Abordagem diacrónica do conceito de Poesia e apresentação dos pressupostos teóricos da didatização. A Teoria da Literatura como o lugar do observador. Leitura comparativa de textos poéticos. Interação entre os participantes. II. A poesia e o corpo Uma literacia sensorial da poesia. Ler com os olhos, os ouvidos, o nariz, a boca e a pele. Ut pictura: o poema como captura do real. A poesia como possibilidade de uma habitação do mundo. Leitura comparativa de textos poéticos. Interação entre os participantes. III. A poesia e as emoções A poesia como treino da literacia emocional. Identificação das emoções humanas implícitas nos textos. Alguns aspetos sociológicos da contemporaneidade (Byung-Chul Han e Zygmunt Bauman). O outramento do leitor e o desenvolvimento da empatia. Treino da leitura expressiva de textos poéticos. Interação entre os participantes. IV. A poesia e a pólis O dever da escola na formação ética do cidadão ou a ilusão de Protágoras. O treino da plurissignificação poética contra a novilíngua dos media. O Anel de Giges na comunicação do ciberespaço. A poesia como resistência pluridimensional. Leitura comparativa de textos poéticos. Interação entre os participantes. V. A poesia e as artes Poesia ecfrástica e poesia dialogante. Uma noção panformal de cultura. Exemplos de intertextualidade da poesia com a música, a pintura, o cinema e outras formas de expressão artística. Leitura comparativa de textos poéticos. Interação entre os participantes. VI. Poesia sem epifonemas Ler como a estrada começa: a criação de uma banda larga de leituras. Diminuir a interpretação autocrata no ensino (Susan Sontag). Refletir sobre os limites do cânone escolar. Entre Cila e Caríbdis: avaliar respeitando a subjetividade do aluno. Leitura e comentário de textos poéticos escolhidos pelos formandos. Interação entre os participantes.

Metodologias

Sessões teórico-práticas organizadas em dois momentos, sendo o primeiro para o desenvolvimento temático dos tópicos supramencionados e o segundo momento para a discussão das leituras apresentadas nas antologias. O curso será dinamizado com base num conjunto de textos poéticos e ensaísticos, previamente selecionados pela formadora, que serão objeto de leitura comentada e proporcionarão um diálogo em grande grupo. Cada formando terá oportunidade de apresentar outras perspetivas e/ou outros textos, alargando a combinatória inicial. Cada sessão terá uma componente de exemplificação de possíveis atividades a desenvolver com os alunos, servindo de base para um trabalho de preparação do processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será de 1 a 10 valores de acordo com os seguintes critérios: Participação nas sessões com propostas de interação a partir dos textos lidos (40%). Apresentação de uma breve reflexão sobre a pertinência didática de um texto poético - à escolha do formando- por meio de um trabalho escrito de duas páginas A4, Arial 12, espaçamento 1,5 (60%).

Bibliografia

AAVV, Antologia Dialogante de Poesia Portuguesa (escolha e apresentação de Rosa Maria Martelo), Porto, Assírio e Alvim, 2020.AAVV, Do Corpo: outras habitações (org. Ana Luísa Amaral e Marinela Freitas), Porto, Assírio e Alvim, 2018AAVV, Florilégio (org. Maria Serqueira Mendes, Joana Meirim, Nuno Amado), Lisboa, não (edições), 2023.AAVV, Século de Ouro, Antologia Crítica de Poesia Portuguesa do século XX (org. Osvaldo Manuel Silvestre e Pedro Serra), Angelus Novus & Cotovia, Lisboa, 2002.Relâmpago, A poesia no ensino, n.º10, Abril de 2002

Formador

Alexandra Isabel Lobo da Silva Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 06-09-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
3 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 13-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
6 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
7 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
9 21-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
10 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
11 28-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 05-10-2024
Fim: 28-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-130382/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online