Poesia Amplexa o ensino pluridimensional do texto lírico turma T2/2024

Apresentação

Sob o nome «Poesia Amplexa», este curso procura ir ao encontro de um conjunto alargado de textos líricos, sugeridos nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português, para os abraçar de forma pluridimensional. Começar-se-á por uma breve visão diacrónica da Teoria da Literatura até chegar a propostas da investigação mais recentes. Seguidamente, os textos poéticos serão lidos como ponto de partida para a criação de um conjunto de literacias fundamentais ao desenvolvimento humano – literacia sensorial, emocional, ética e cultural. Por fim, será incentivada uma reflexão sobre a importância da didatização da poesia como treino da plurissignificação, da habilidade inferencial e do incremento de mundividências críticas e criativas. As sessões têm como pré-requisito a leitura de pequenas antologias, a disponibilizar aos formandos com a devida antecedência, e funcionarão segundo uma filosofia horizontal de sinergia entre pares. O curso convida a uma revisitação de conceitos inerentes à didática específica do Português e deseja contribuir para uma melhoria das práticas de lecionação.

Destinatários

Professores do Grupo 200, Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Professores do Grupo 300 do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 200, Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Professores do Grupo 300 do Ensino Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 200, Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Professores do Grupo 300 do Ensino Secundário.

Objetivos

Compreender evolução da Teoria da Literatura e as suas possíveis implicações metodológicas nos Estudos Literários e, em especial, no ensino da disciplina de Português. Ler e interpretar textos poéticos como base de desenvolvimento de literacias variadas. Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos poemas. Expressar pontos de vista suscitados pelos textos lidos, contribuindo para a troca de experiências de leitura. Aprofundar metodologias hipertextuais, nomeadamente, estabelecendo pontes com autores da área da Filosofia. Encontrar estratégias que ajudem os alunos a desenvolver a competência inferencial, a capacidade associativa, o espírito crítico e a criatividade.

Conteúdos

I. Poesia amplexa: a didatização do texto lírico Apresentação da formadora e dos formandos. Um curso horizontal: um momento de sinergia entre pares. Funcionamento, avaliação e bibliografia do curso. Abordagem diacrónica do conceito de Poesia e apresentação dos pressupostos teóricos da didatização. A Teoria da Literatura como o lugar do observador. Leitura comparativa de textos poéticos. Interação entre os participantes. II. A poesia e o corpo Uma literacia sensorial da poesia. Ler com os olhos, os ouvidos, o nariz, a boca e a pele. Ut pictura: o poema como captura do real. A poesia como possibilidade de uma habitação do mundo. Leitura comparativa de textos poéticos. Interação entre os participantes. III. A poesia e as emoções A poesia como treino da literacia emocional. Identificação das emoções humanas implícitas nos textos. Alguns aspetos sociológicos da contemporaneidade (Byung-Chul Han e Zygmunt Bauman). O outramento do leitor e o desenvolvimento da empatia. Treino da leitura expressiva de textos poéticos. Interação entre os participantes. IV. A poesia e a pólis O dever da escola na formação ética do cidadão ou a ilusão de Protágoras. O treino da plurissignificação poética contra a novilíngua dos media. O Anel de Giges na comunicação do ciberespaço. A poesia como resistência pluridimensional. Leitura comparativa de textos poéticos. Interação entre os participantes. V. A poesia e as artes Poesia ecfrástica e poesia dialogante. Uma noção panformal de cultura. Exemplos de intertextualidade da poesia com a música, a pintura, o cinema e outras formas de expressão artística. Leitura comparativa de textos poéticos. Interação entre os participantes. VI. Poesia sem epifonemas Ler como a estrada começa: a criação de uma banda larga de leituras. Diminuir a interpretação autocrata no ensino (Susan Sontag). Refletir sobre os limites do cânone escolar. Entre Cila e Caríbdis: avaliar respeitando a subjetividade do aluno. Leitura e comentário de textos poéticos escolhidos pelos formandos. Interação entre os participantes.

Metodologias

Sessões teórico-práticas organizadas em dois momentos, sendo o primeiro para o desenvolvimento temático dos tópicos supramencionados e o segundo momento para a discussão das leituras apresentadas nas antologias. O curso será dinamizado com base num conjunto de textos poéticos e ensaísticos, previamente selecionados pela formadora, que serão objeto de leitura comentada e proporcionarão um diálogo em grande grupo. Cada formando terá oportunidade de apresentar outras perspetivas e/ou outros textos, alargando a combinatória inicial. Cada sessão terá uma componente de exemplificação de possíveis atividades a desenvolver com os alunos, servindo de base para um trabalho de preparação do processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será de 1 a 10 valores de acordo com os seguintes critérios: Participação nas sessões com propostas de interação a partir dos textos lidos (40%). Apresentação de uma breve reflexão sobre a pertinência didática de um texto poético - à escolha do formando- por meio de um trabalho escrito de duas páginas A4, Arial 12, espaçamento 1,5 (60%).

Bibliografia

AAVV, Antologia Dialogante de Poesia Portuguesa (escolha e apresentação de Rosa Maria Martelo), Porto, Assírio e Alvim, 2020.AAVV, Do Corpo: outras habitações (org. Ana Luísa Amaral e Marinela Freitas), Porto, Assírio e Alvim, 2018AAVV, Florilégio (org. Maria Serqueira Mendes, Joana Meirim, Nuno Amado), Lisboa, não (edições), 2023.AAVV, Século de Ouro, Antologia Crítica de Poesia Portuguesa do século XX (org. Osvaldo Manuel Silvestre e Pedro Serra), Angelus Novus & Cotovia, Lisboa, 2002.Relâmpago, A poesia no ensino, n.º10, Abril de 2002

Formador

Alexandra Isabel Lobo da Silva Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
2 06-09-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
3 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 13-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
6 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
7 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
8 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
9 21-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
10 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
11 28-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 05-10-2024
Fim: 28-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-130382/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online