MATERIAIS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA no Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico” turma T1/2024

Apresentação

A acão decorre das transformações curriculares da “Área de Educação Artística”, com enfoque nas novas Orientações Curriculares do pré-escolar, nas Aprendizagens Essenciais do 1º ciclo, no atual Perfil dos Alunos e na reconfiguração das matrizes curriculares no âmbito do projeto de “Autonomia e Flexibilidade Curricular”. Estas opções, obrigam a uma maior responsabilização dos professores na adequação, gestão e organização do ensino aprendizagem e na integração das componentes técnicas, estéticas e científicas da expressão plástica. Neste contexto, propõe-se um curso que enquadre os aspetos psicopedagógicos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da educação artística e promova o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais, através de práticas experimentais, trabalho colaborativo e metodologias ativas para utilização em sala de aula.

Destinatários

Professores de Pré-escolar e 1º ciclo

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Pré-escolar e 1º ciclo. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Pré-escolar e 1º ciclo.

Objetivos

Abordar os referenciais curriculares com sentido inovador e na procura de respostas educativas que potenciem a aplicação integrada de conhecimentos, capacidades eatitudesassim como, de processos, instrumentos e linguagens técnicas e estéticas. Proporcionar um conjunto de ações práticas susceptíveis de aprofundar domínios operativos, reflexivos e didácticos que possibilitem: - a apropriação das linguagens especificas da educação artística; -o desenvolvimento da perceção visual e da educação do olhar e do ver. - o desenvolvimento da capacidade expressiva e a adequada manipulação de suportes e instrumentos; - a utilização criativa de diferentes metodologias ajustadas à ação educativa. Sensibilizar os professores para atividades com potencialidades criativas, através de uma diversidade de explorações plásticas.

Conteúdos

• Orientações Curriculares: (3 horas) - Aspectos sócio - pedagógicos - (competências específicas; componentes estruturantes da área artística; - Tendências da acção pedagógica nas áreas artísticas – (a educação para a arte, pela arte, visual, visual e técnica …) - Orientações metodológicas - (natureza interdisciplinar da área; abordagens de aprendizagem ativa em sala de aula - articulação entre as aprendizagens essenciais e os restantes documentos curriculares em vigor; desenvolvimento de processos criativos e de resolução de problemas.) • Expressão, comunicação e representação visual: (4 horas) - Realização de exercícios de desenho e exploração plástica - (desenho como atitude expressiva dos modos de ver, sentir e ser; desenho como um método de invenção e registo de ideias e utopias; - Ilustração/composição bidimensional utilizando uma diversidade de efeitos plásticos. • Desenvolvimento de um projeto de intervenção: (15 horas) - Realização plástica bidimensional de um Poster Criativo coletivo; - Identificação das áreas de pesquisa, meios de expressão, suporte, materiais e tecnologias específicas; - Conformação de materiais, aspectos estruturais e comunicacionais na construção sistemas de impressão de movimento; - Avaliação do(s) produto(s) e memória descritiva (3 horas) • Conceitos e técnicas chave, (no desenvolvimento do projeto): Elementos da expressão e comunicação visual na exploração plástica do poster: - Elementos definidores da forma, (linha, plano, volume, textura, cor, estrutura): - Utilização expressiva dos elementos da forma. - Organização/composição de espaços bidimensionais. - Domínio da comunicação visual – composição, relação figura - fundo, proporção, etc. - Materiais como meio de expressão – tintas (acrílico), pastel, colagem e revestimento de superfície, foto colagem, etc. Animação de alguns elementos formais constitutivos do painel

Metodologias

• Apresentação das Orientações Curriculares e Pressupostos Metodológicos; análise e recensão crítica de textos; proposta de atividade em grupo e debate– sessãoTeórica/Prática3H • “EU e os meus Sentidos”Realização de exercícios individuais de desenho de observação explorando todos os sentidos. • “EU e a minha Imagem” Realização deatividades experimentaisde desenho, pintura,(técnicas mistase acidentais) impressão,foto colagem, visando ailustração/composição/desconstruçãode autorretrato/perfil psicológico – sessão Teórica/Prática4H. • “EU e os Outros” Realização plástica bidimensionalde um Poster Criativo coletivo, a partir de uma temática dada e do método CadavreExquis(numa primeira fase, pela exploração plástica individual e, numa segunda fase, através da composição/síntese das partes num poster final – sessão Prática 15H • Apresentação em plenário do poster realizado: avaliação do processo de trabalho, (memória descritiva) – sessão Teórica3H

Avaliação

Avaliação Contínua. Observação da participação nos trabalhos e organização do portfolio. Observação da participação na realização do projeto e elaboração da memória descritiva. A avaliação quantitativa dos formandos a utilizar será numa escala de 1 a 10 valores e a atribuição de um número de créditos, de acordo com o registo de acreditação do CCPFC, considerando-se classificação positiva a partir de 5 valores na escala mencionada, sendo que se estipula classificação de 5 a 6,4 valores para um aproveitamento Regular; 6,5 a 7,9 para um aproveitamento Bom; 8 a 8,9 para um aproveitamento Muito Bom; 9 a 10 para um, aproveitamento excelente

Bibliografia

Alencar, E., Faria, M. & Fleith, D. (2010). Medidas de criatividade: teoria e prática. Porto Alegre: Artemed. Anderson, L. W., et al. (2014). A Taxonomy for learning, teaching, and assessing: a revision of Bloom’s. Essex: Pearson Education Limited.BARRETT, M. 83 Educação em Arte: Ed. Presença Currículo para o Século XXI: Aprendizagens Essenciais, ME, 2017 Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais: ME, DEB, 91 Design and Technological Activity - Framework for Assessment. London: DE&S-AP, 87Fernandes, A. (2010). Criação de um ateliê de Expressão Plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico Martins, J.A. (2009). Metacognição, Criatividade e Emoção na Educação Visual e Tecnológica:Contributos e orientações para a formação de alunos com sucesso. Morais, M.F. & Bahia, S. (Orgs.), (2008). Criatividade: conceito, necessidades e intervenção. Braga: Psiquilibrios Edições.Perfil de competências após 12 anos de escolaridade, ME, 2017 Programa para a promoção da inclusão, ME, 2017 READ, H. 82 Educação pela Arte. London: Ed.70 ROLDÃO, M. 99 Gestão Curricular – Fundamento e Prática: ME, DEB SILVA, A. SANPAYO, I. & GOMES, C. 93 Áreas Visuais e Tecnológicas. Lisboa: Texto Ed.SOUSA, R. 95 Didáctica da Educação Visual. Lisboa: UA UNESCO ICT Competency Framework for Teachershttp://unesdoc.unesco.org/images/0021/002134/213475e.pdf Ministry of Education of Canada (2016). 21st Century Competencies: Foundation Document for Discussion

Formador

Iva Monica da Costa Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-09-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
2 26-09-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
3 03-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
4 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
5 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
6 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
7 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
Início: 19-09-2024
Fim: 31-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124092/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras