
MATERIAIS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA turma T1/2024
Apresentação
A necessidade da ação decorre das transformações introduzidas nos currículos, nomeadamente das sucessivas mudanças organizativas e pedagógicas das Áreas Visuais e Tecnológicas Educação Visual e Tecnológica, Educação Visual e Educação Tecnológica. Ao contrário de uma dimensão curricular baseada na prescrição de matérias e da ordem do ensino, os programas das disciplinas referidas, fixam-se deliberadamente a um nível de grande abertura e flexibilidade. Esta opção, por um lado, obriga a uma maior responsabilização dos professores na adequação, gestão e organização do ensino aprendizagem e, por outro, traduz-se numa lógica que, por insuficiente formação, prolonga as rotinas e práticas das antigas disciplinas sem preocupações com a integração das componentes técnicas, estéticas e científicas. Ora, as potencialidades educativas e a diversidade de propostas programáticas não se coadunam com a repetição anual dos mesmos exercícios teóricos ou das mesmas atividades. Neste contexto, propõe-se um curso que enquadre os aspectos sócio - pedagógicos desta área e promova a estruturação de projectos que desenvolvam explorações plásticas que integrem conceitos e domínios técnicos, estéticos e científicos, que suscitem uma pluralidade de conceitos, processos, instrumentos e linguagens visuais e tecnológicos.
Destinatários
Professores dos grupos 240, 530, 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 240, 530, 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 240, 530, 600.
Objetivos
Abordar os programas com sentido inovador ultrapassando rotinas na procura de renovação de respostas educativas que potenciem a aplicação de conceitos, processos, instrumentos e linguagens técnicas, estéticas e científicas. Sensibilizar os professores para um campo de actividades, com pertinência e potencialidades formativas, através do desenho e de explorações plásticas bi e tridimensionais. Proporcionar um conjunto de ações práticas suscetíveis de aprofundar domínios operativos, reflexivos e didáticos que possibilitem: - a apropriação das linguagens especificas da educação artística; - o desenvolvimento da capacidade expressiva e a adequada manipulação de suportes e instrumentos. - o desenvolvimento da perceção visual, discriminando as formas e cores, como educação do olhar e do ver. - a utilização adequada e criativa de diferentes metodologias ajustadas à ação educativa; Fomentar o gosto por projetos que suscitem a aplicação integrada da componente artística e tecnológica que possibilitam uma aproximação aos princípios e pressupostos concetuais das disciplinas.
Conteúdos
Orientações Curriculares: (3 horas) - Aspetos sócio - pedagógicos - (competências específicas; componentes estruturantes das disciplinas de EVT, ET e EV); - Tendências da ação pedagógica nas áreas artísticas (a educação para a arte, pela arte, visual, visual e técnica ) - Orientações metodológicas - (natureza transdisciplinar das disciplinas; métodos de resolução de problemas); Expressão, comunicação e representação visual: (4 horas) - Realização de exercícios de desenho e exploração plástica - (desenho como atitude expressiva dos modos de ver, sentir e ser; desenho como um método de invenção e registo de ideias e utopias; - Ilustração/composição bidimensional utilizando uma diversidade de efeitos plásticos. Desenvolvimento de um projeto de intervenção: (15 horas) - Realização plástica bidimensional de um PAINEL coletivo; - Identificação das áreas de pesquisa, meios de expressão, suporte, materiais e tecnologias específicas; - Conformação de materiais, aspetos estruturais e comunicacionais na construção de sistemas de impressão de movimento; - Avaliação do(s) produto(s) e memória descritiva (3 horas) Conceitos e técnicas chave, (no desenvolvimento do projeto): Elementos da expressão e comunicação visual na exploração plástica do painel: - Elementos definidores da forma, (linha, plano, volume, textura, cor, estrutura): - Utilização expressiva dois elementos da forma. - Organização/composição de espaços bi e tridimensionais - Domínio da comunicação visual composição, relação figura - fundo, proporção etc. - Materiais como meio de expressão tintas (acrílico), pastel, colagem e revestimento de superfície, fotocolagem etc. Animação de alguns elementos formais constitutivos do painel - Sistemas de impressão de movimento: - Técnicas de construção e montagem de sistemas de transmissão de movimento.
Metodologias
Apresentação em PowerPoint das Orientações Curriculares e Metodológicas; análise e reacção crítica de textos; proposta de atividade em pequeno grupo e debate em plenário sessão Teórica/Práticas, (3 horas). Realização de atividades experimentais de desenho de observação sem olhar o papel; olhar só para posicionar o traço; olhar sem levantar a mão; representar normalmente à mão levantada. Ilustração/composição bidimensional, a partir de uma estampa, de um texto ou de uma música sessão Teórica/Práticas, (4 horas). Apresentação de uma proposta temática ou enunciado projetual, tendo em vista o desenvolvimento do projeto, Realização de um Painel Colectivo a partir de uma Obra de Arte de um artista português de referido mérito, numa primeira fase, pela exploração plástica individual de partes do painel realizado através de diferentes tecnologias e de uma linguagem apropriada à sua interpretação estética e artística e, numa segunda fase, à composição/osmose das partes num painel final sessão Prática (15 horas). Apresentação em plenário do painel realizado: avaliação do processo de trabalho, (memória descritiva) sessão Teórica, (3 horas).
Avaliação
Avaliação contínua tendo por base: Qualidade dos trabalhos práticos realizados nas sessões e respetiva fundamentação teórica; Apresentação de um relatório crítico final sobre o desenvolvimento do curso; A avaliação quantitativa dos formandos a utilizar será numa escala de 1 a 10 valores e a atribuição de um número de créditos, de acordo com o registo de acreditação do CCPFC, considerando-se classificação positiva a partir de 5 valores na escala mencionada, sendo que se estipula a classificação de 5 a 6,4 valores para um aproveitamento Regular; 6,5 a 7,9 para um aproveitamento Bom; 8 a 8,9 para um aproveitamento Muito Bom; 9 a 10 para um aproveitamento Excelente
Bibliografia
BARRETT, M. 83 Educação em Arte: Ed. Presença BAPTISTA, J. 97 Filosofia da Educação Tecnológica. Lisboa: UACONTI, L. & LAMERA, C. 85 O Mundo da Tecnologia. Lisboa: Ed Verbo SOUSA, R. 95 Didáctica da Educação Visual. Lisboa: UADEFORGE,Y. 93 De L\education Technologique à la Culture Technique. Paris: Fs F. Design and Technological Activity - Framework for Assessment. London: DE&S-AP, 87PROFÌRIO, M. 92 Metodologia do Projecto Tecnológico. Lisboa: UA READ, H. 82 Educação pela Arte. London: Ed.70ROLDÃO, M. 99 Gestão Curricular Fundamento e Prática: ME, DEB SILVA, A. SANPAYO, I. & GOMES,C. 93 Áreas Visuais e Tecnológicas. Lisboa: Texto Ed
Formador
Carlos Alberto de Sousa Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |