Inteligência Artificial para Professores turma T1/2024

Apresentação

Num mundo em constante evolução tecnológica, onde a Inteligência Artificial Generativa (IAG) molda cada vez mais a nossa realidade, o curso "Inteligência Artificial para Professores" justifica-se pela necessidade de capacitar os professores, proporcionando-lhes aprofundar a compreensão sobre os desafios e oportunidades que a IAG proporciona e desenvolver as competências necessárias para integrar de forma eficaz a IAG no processo de ensino e aprendizagem, permitindo-lhes adaptar-se eficazmente à evolução tecnológica. Esta ação reflete um compromisso sólido com a inovação educativa, proporcionando aos docentes a confiança necessária para navegar no domínio da Inteligência Artificial, abrindo caminho para abordagens pedagógicas inovadoras e atuais.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Compreender os desafios e as oportunidades da IAG na educação, estabelecendo uma ligação com o desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI, conforme delineado nas Aprendizagens Essenciais e no Digital Education Action Plan da Comissão Europeia; - Aprofundar o conhecimento sobre as ferramentas e tecnologias disponíveis na área da IAG, capacitando os participantes a utilizá-las de forma contextualizada; - Promover a integração responsável e ética da IAG no ambiente educativo, capacitando os participantes a tornarem-se agentes de mudança na melhoria contínua da qualidade do ensino.

Conteúdos

Introdução à Inteligência Artificial Generativa na Educação - Definição de IAG e as suas aplicações na educação. - Contextualização das ferramentas de IAG, com ênfase em ChatGPT. - Exploração dos benefícios da integração de IAG na preparação de aulas. - Comparação de diferentes ferramentas de IAG e sua adequação a diferentes contextos. Definição de Objetivos de Aprendizagem com IAG - Seleção e utilização de ferramentas de IAG para definir objetivos. - Formulação eficaz de prompts para orientar a IAG na definição de objetivos. Definição de atividades com Apoio da IAG - Formulação de prompts específicos para a IAG no planeamento de atividades. - Interação eficaz com ferramentas IAG. Criação de Instrumentos de Avaliação com IAG - Formulação de perguntas para questionários digitais utilizando IAG. - Exploração de ferramentas adequadas para a construção de questionários digitais. - Criação de questionários digitais. Práticas Éticas e Implementação na prática - Estratégias para implementação eficaz das práticas aprendidas. - Partilha de experiências e melhores práticas entre os participantes. Os formandos irão explorar a natureza, os conceitos e as definições da Inteligência Artificial, com ênfase na Inteligência Artificial Generativa. Abordaremos Ferramentas e Tecnologias de IAG, promovendo a experimentação e discussão sobre sua aplicação nos contextos de ensino, nomeadamente, na otimização do tempo de preparação das sequências de ensino. O desafio final consistirá na criação de uma planificação de aula com uma ferramenta de IAG, que será posteriormente partilhada e discutida com o grupo.

Metodologias

Sessões síncronas: Weekly huddle: planeamento, interação e partilha de estratégias. Estudos de caso: realização de desafios em grupo. Atividades práticas: uso de ferramentas de IAG em atividades para que os formandos possam experimentar diretamente o seu uso e as suas funcionalidades. Peer review: apresentação e análise mútua dos trabalhos individuais, facilitando feedback construtivo. Sessões Assíncronas: Exploração individual baseada em desafios: fornecimento de recursos de aprendizagem, como artigos, vídeos para que os formandos possam aprofundar os seus conhecimentos. Resolução de problemas: organização em Missões com tarefas práticas, para desenvolvimento de conhecimento através da resolução de desafios. Esta metodologia integra a aprendizagem prática, a autonomia, a colaboração entre pares e a orientação personalizada, garantindo uma formação abrangente e adaptada às necessidades individuais, e promovendo a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos.

Avaliação

O sistema de avaliação dos participantes enfoca uma abordagem formativa, ocorrendo ao longo da formação para estimular o desenvolvimento contínuo das aprendizagens, ajustando processos e estratégias. Ao término da formação, realiza-se uma avaliação sumativa baseada numa reflexão final. Parâmetros de avaliação e respetivas ponderações: 1) Participação nas sessões – 50%; a) Realização das tarefas propostas em cada sessão de formação - 30% b) Participação nas atividades de discussão/reflexão - 20% 2) Trabalho de aplicação de conteúdos - 50% a) Realização/Apresentação dos trabalhos - 40% b) Entrega da reflexão final - 10% A avaliação está em conformidade com o despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, seguindo uma escala quantitativa de 1 a 10, com menção qualitativa como segue: Excelente: 9 a 10 valores; Muito Bom: 8 a 8,9 valores; Bom: 6,5 a 7,9 valores; Regular: 5 a 6,4 valores; Insuficiente: 1 a 4,9 valores. O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Bibliografia

Comissão Europeia, Direção-Geral da Educação, da Juventude, do Desporto e da Cultura, Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem, Serviço das Publicações da União Europeia, 2022, https://data.europa.eu/doi/10.2766/07Fizpatrick, D., & Fox, A. (2023). The AI Classroom: The Ultimate Guide to Artificial Intelligence in Education (The Hitchhiker’s Guide for Educators Series): TeachergoalsOrdem dos Psicólogos Portugueses (2023). Contributo Científico OPP – O Factor Humano na Inteligência Artificial – Recomendações Estratégicas para a Sustentabilidade. Lisboa. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_ofactorhumanonainteligenciaartificial.pdfDoroteia, N. (2013). Avaliação online das aprendizagens com propósitos formativos: nota positiva?. Universidade de Lisboa.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 15:00 1:00 Online assíncrona
2 09-09-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
3 12-09-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
4 16-09-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
5 19-09-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
6 23-09-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
7 26-09-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
8 30-09-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
9 03-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
10 07-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
11 10-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
12 14-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
13 17-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
14 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
Início: 18-09-2024
Fim: 21-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127124/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online