Inteligência Artificial: como integrar em sala de aula turma T4/2024

Apresentação

Esta formação vem de encontro ao aparecimento e avanço da inteligência artificial no contexto de ensino-apredizagem e a necessidade de preparar os alunos para um futuro cada vez mais tecnológico e automatizado. Várias são as ferramentas que já foram atualizadas de modo a incorporar a I.A e facilitar o trabalho de quem as utiliza. Também o aparecimento de ferramentas e recursos que usam a I.A estão a proliferar a cada dia de passa. Tanto alunos como professores estão a usar estas ferramentas em prole do seu trabalho e de modo a facilitar e a inovar. Mas será que o uso é o mais correto? Que receios têm os professores em usar esta nova tecnologia? Será vantajoso para alunos e professores? Esta formação vem assim permitir que os professores estejam atualizados com as tecnologias emergentes e as possam integrar na sua pedagogia, inovando o processo de ensino-aprendizagem. Prepara os professores para o futuro e para as demandas de um mundo cada vez mais digitalizado. Ao utilizar ferramentas baseadas em IA, os alunos podem explorar a sua criatividade e assim adquirir habilidades relevantes para o séc.XXI. Por último, é importante que em sala de aula se aborde com os alunos questões éticas e os preparem para utilizar estas novas tecnologias de forma ética e responsável.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Pretende-se que os professores atinjam os seguintes objetivos: • Compreensão dos conceitos básicos e fundamentais de IA; • Identificação e reconhecimento das diversas maneiras que o IA pode ser aplicada no contexto de ensino-aprendizagem; • Conhecimento de ferramentas e recursos, fazendo uma introdução a alguns recursos e ferramentas já disponíveis; • Exploração de questões éticas e sociais relacionadas com o uso da IA na educação; • Criação de tarefas/projetos que integrem a IA na prática pedagógica; • Colaboração e partilha dos recursos criados; • Avaliação do impacto no processo de ensino-aprendizagem

Conteúdos

Familiarização com os conceitos fundamentais de inteligência artificial e reconhecimento das diversas maneiras pelas quais a IA pode ser aplicada no contexto educacional. Reflexão sobre o uso da IA na educação e exploração de questões éticas e sociais. (5 horas) Exploração de Recurso e ferramentas (alguns exemplos): (15 horas) • Chatbots Educacionais: ChatGPT, GoogleBard, Claude Ai, Perplexi Ai • Deteção de Plágio: Plag AI, Copyleaks, PDF element, Content AI detector • Criação de questionários através de texto/vídeo: OpExams, EducaPlay, Quizziz • No ensino das ciências: PhET Interactive Simulations, Google Earth Voyager, CoSpaces Edu • No ensino das línguas: Grammarly, Duolingo, Bigspeak ai, HeyGen • Nas Artes: DALL-E, DeepArt, Vid2Vid, Vectorizer.AI, Pebblely • Outros que integram IA: Brainly, Nearpod, MagicEraser, Durable.co, RunwayML • Base de Dados de Ferramentas/Recursos que usam IA: Futurepedia, Tinywow Colaboração e partilha de recursos e ferramentas (5 horas)

Metodologias

As aulas serão predominantemente de caráter teórico/prático. Em cada sessão serão disponibilizados documentação, recursos diversos (guiões, tutoriais, vídeos, etc), bibliografia específica e/ou links úteis, atividades. Os formandos terão oportunidade de realizar atividades individuais e/ou em grupo previligiando experiências e conhecimentos prévios.

Avaliação

20% - Participação: Realização das tarefas e cumprimento dos prazos 60% - Trabalhos produzidos: Qualidade e adequação da realização das atividades propostas nas sessões 20% - Relatório Crítico

Formador

Sandra Diogo Nogueira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 22-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
3 25-11-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 29-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
5 02-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
6 06-12-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
7 09-12-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 18-11-2024
Fim: 09-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125431/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras + Online