Inteligência Artificial: como integrar em sala de aula turma T3/2024

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

Pretende-se que os professores atinjam os seguintes objetivos: • Compreensão dos conceitos básicos e fundamentais de IA; • Identificação e reconhecimento das diversas maneiras que o IA pode ser aplicada no contexto de ensino-aprendizagem; • Conhecimento de ferramentas e recursos, fazendo uma introdução a alguns recursos e ferramentas já disponíveis; • Exploração de questões éticas e sociais relacionadas com o uso da IA na educação; • Criação de tarefas/projetos que integrem a IA na prática pedagógica; • Colaboração e partilha dos recursos criados; • Avaliação do impacto no processo de ensino-aprendizagem

Conteúdos

Familiarização com os conceitos fundamentais de inteligência artificial e reconhecimento das diversas maneiras pelas quais a IA pode ser aplicada no contexto educacional. Reflexão sobre o uso da IA na educação e exploração de questões éticas e sociais. (5 horas) Exploração de Recurso e ferramentas (alguns exemplos): (15 horas) • Chatbots Educacionais: ChatGPT, GoogleBard, Claude Ai, Perplexi Ai • Deteção de Plágio: Plag AI, Copyleaks, PDF element, Content AI detector • Criação de questionários através de texto/vídeo: OpExams, EducaPlay, Quizziz • No ensino das ciências: PhET Interactive Simulations, Google Earth Voyager, CoSpaces Edu • No ensino das línguas: Grammarly, Duolingo, Bigspeak ai, HeyGen • Nas Artes: DALL-E, DeepArt, Vid2Vid, Vectorizer.AI, Pebblely • Outros que integram IA: Brainly, Nearpod, MagicEraser, Durable.co, RunwayML • Base de Dados de Ferramentas/Recursos que usam IA: Futurepedia, Tinywow Colaboração e partilha de recursos e ferramentas (5 horas)

Metodologias

As aulas serão predominantemente de caráter teórico/prático. Em cada sessão serão disponibilizados documentação, recursos diversos (guiões, tutoriais, vídeos, etc), bibliografia específica e/ou links úteis, atividades. Os formandos terão oportunidade de realizar atividades individuais e/ou em grupo previligiando experiências e conhecimentos prévios.

Avaliação

20% - Participação: Realização das tarefas e cumprimento dos prazos 60% - Trabalhos produzidos: Qualidade e adequação da realização das atividades propostas nas sessões 20% - Relatório Crítico

Formador

Sandra Diogo Nogueira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
4 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
5 27-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
6 04-12-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
7 11-12-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 30-11-2024
Fim: 11-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125431/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras + Online