
Inteligência Artificial: como integrar em sala de aula turma T2/2024
Apresentação
Esta formação vem de encontro ao aparecimento e avanço da inteligência artificial no contexto de ensino-apredizagem e a necessidade de preparar os alunos para um futuro cada vez mais tecnológico e automatizado. Várias são as ferramentas que já foram atualizadas de modo a incorporar a I.A e facilitar o trabalho de quem as utiliza. Também o aparecimento de ferramentas e recursos que usam a I.A estão a proliferar a cada dia de passa. Tanto alunos como professores estão a usar estas ferramentas em prole do seu trabalho e de modo a facilitar e a inovar. Mas será que o uso é o mais correto? Que receios têm os professores em usar esta nova tecnologia? Será vantajoso para alunos e professores? Esta formação vem assim permitir que os professores estejam atualizados com as tecnologias emergentes e as possam integrar na sua pedagogia, inovando o processo de ensino-aprendizagem. Prepara os professores para o futuro e para as demandas de um mundo cada vez mais digitalizado. Ao utilizar ferramentas baseadas em IA, os alunos podem explorar a sua criatividade e assim adquirir habilidades relevantes para o séc.XXI. Por último, é importante que em sala de aula se aborde com os alunos questões éticas e os preparem para utilizar estas novas tecnologias de forma ética e responsável.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Pretende-se que os professores atinjam os seguintes objetivos: Compreensão dos conceitos básicos e fundamentais de IA; Identificação e reconhecimento das diversas maneiras que o IA pode ser aplicada no contexto de ensino-aprendizagem; Conhecimento de ferramentas e recursos, fazendo uma introdução a alguns recursos e ferramentas já disponíveis; Exploração de questões éticas e sociais relacionadas com o uso da IA na educação; Criação de tarefas/projetos que integrem a IA na prática pedagógica; Colaboração e partilha dos recursos criados; Avaliação do impacto no processo de ensino-aprendizagem
Conteúdos
Familiarização com os conceitos fundamentais de inteligência artificial e reconhecimento das diversas maneiras pelas quais a IA pode ser aplicada no contexto educacional. Reflexão sobre o uso da IA na educação e exploração de questões éticas e sociais. (5 horas) Exploração de Recurso e ferramentas (alguns exemplos): (15 horas) Chatbots Educacionais: ChatGPT, GoogleBard, Claude Ai, Perplexi Ai Deteção de Plágio: Plag AI, Copyleaks, PDF element, Content AI detector Criação de questionários através de texto/vídeo: OpExams, EducaPlay, Quizziz No ensino das ciências: PhET Interactive Simulations, Google Earth Voyager, CoSpaces Edu No ensino das línguas: Grammarly, Duolingo, Bigspeak ai, HeyGen Nas Artes: DALL-E, DeepArt, Vid2Vid, Vectorizer.AI, Pebblely Outros que integram IA: Brainly, Nearpod, MagicEraser, Durable.co, RunwayML Base de Dados de Ferramentas/Recursos que usam IA: Futurepedia, Tinywow Colaboração e partilha de recursos e ferramentas (5 horas)
Metodologias
As aulas serão predominantemente de caráter teórico/prático. Em cada sessão serão disponibilizados documentação, recursos diversos (guiões, tutoriais, vídeos, etc), bibliografia específica e/ou links úteis, atividades. Os formandos terão oportunidade de realizar atividades individuais e/ou em grupo previligiando experiências e conhecimentos prévios.
Avaliação
20% - Participação: Realização das tarefas e cumprimento dos prazos 60% - Trabalhos produzidos: Qualidade e adequação da realização das atividades propostas nas sessões 20% - Relatório Crítico
Formador
Sandra Diogo Nogueira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
3 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
4 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
5 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
6 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
7 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |