Gestão de Conflitos na Escola turma T1/2024

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Desenvolver competências de comunicação eficaz: Capacitar os formandos a comunicarem de forma clara, empática e respeitosa durante situações de conflito; - Aprefeiçoar a capacidade de resolução de problemas: Capacitar os formandos para identificarem, analisarem e resolverem conflitos de forma construtiva, buscando soluções mutuamente benéficas; - Promover a empatia e compreensão mútua: Desenvolver a capacidade de entender o ponto de vista dos outros e cultivar empatia, o que facilita a resolução de conflitos de maneira colaborativa; - Prevenir conflitos futuros: Capacitar os formandos para reconhecerem sinais precoces de conflito e implementarem estratégias preventivas para evitar que eles se desenvolvam em disputas maiores. - Fomentar um ambiente escolar positivo e seguro: Criar um ambiente onde todos se sintam seguros, valorizados e respeitados, promovendo uma cultura escolar positiva; - Fortalecer as relações interpessoais: Promover o trabalho em equipe e colaboração entre todos.

Conteúdos

1. Introdução à Gestão de Conflitos e Psicologia Positiva: - Conceitos básicos de gestão de conflitos e psicologia positiva. - Importância da gestão de conflitos e psicologia positiva no contexto escolar. 2. Competências de Comunicação Efetiva: - Técnicas de comunicação assertiva. - Escuta ativa e empática. - Expressão de sentimentos e necessidades de maneira construtiva. 3. Resolução de Conflitos: - Identificação de diferentes tipos de conflitos no ambiente escolar. - Estratégias para prevenir e resolver conflitos entre alunos, professores, pais e funcionários. - Mediação e negociação de conflitos. 4. Psicologia Positiva e Bem-Estar Emocional: - Princípios da psicologia positiva aplicados à educação. - Estratégias para cultivar um ambiente escolar positivo e de apoio. - Técnicas para promover o bem-estar emocional próprio e dos alunos. 5. Desenvolvimento de Resiliência e Autoestima: - Estratégias para promover a resiliência e a autoestima dos alunos. - Identificação e superação de pensamentos negativos e autocríticos. 6. Inteligência Emocional: - Conceitos fundamentais de inteligência emocional. - Técnicas para desenvolver competências de autorregulação emocional. - Empatia e reconhecimento das emoções dos outros. 7. Criação de um Ambiente Escolar Positivo: - Estratégias para promover a inclusão e a diversidade. - Construção de relacionamentos interpessoais positivos. - Cultivo de uma cultura de apoio e colaboração. 8. Autocuidado e Prevenção do Burnout: - Importância do autocuidado para profissionais da educação. - Estratégias para lidar com o stress e prevenir o Burnout. - Fomento de um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. 9. Aplicação Prática e Estudos de Caso: - Discussão de casos reais e exemplos práticos de gestão de conflitos e aplicação de princípios de psicologia positiva. - Role-playing e simulações para praticar competências de comunicação e resolução de conflitos.

Metodologias

Presencial: As sessões serão dinamizadas com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos formandos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. Também irá incluir recursos online, materiais de leitura e vídeos complementares. Trabalho Autónomo: Os formandos irão desenvolver um projeto prático relacionado à gestão de conflitos na sua escola, aplicando as competências e conhecimentos adquiridos durante a oficina de formação.

Avaliação

A avaliação dos formandos será de acordo com os termos referidos na Carta Circular CCPFC-3/2007 e ao estipulado no nº 3 do artº 13º do RJFCP. Na avaliação individualizada dos formandos ponderar-se-á o relatório crítico final, relativo ao trabalho produzido, assim como a participação e o trabalho realizado nas sessões. Além disso, também será tida em conta a qualidade do trabalho autónomo efetuado pelos formandos no terreno.

Bibliografia

Bennet, P & Murphy, S (1997). Psicologia e Promoção da Saúde. Lisboa, Clempsi Editores.Costa, M. & Matos, P. (2007). Abordagem Sistémica do Conflito. Lisboa: Universidade Aberta.Da Cruz, D. (2004). Gestão de Conflitos; Ciência e Técnica; Nº 52.Moreira, P. (2011). Ser professor: competências básicas … 4. Diferenciação emocional, cognitiva e comportamental. Autoconceito e Autoestima. Porto: Porto Editora.Torrego, J. (Coord.). (2003). Mediação de Conflitos em Instituições Educacionais. Manual para a Formação de Mediadores. Lisboa: Edições ASA.

Formador

Margarida de Melo Grandvaux Barbosa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
2 27-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
3 04-12-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
4 11-12-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
5 12-12-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
6 18-12-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
7 08-01-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 20-11-2024
Fim: 08-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-124590/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras