Gestão de conflitos: Transformar desafios em oportunidades de educação turma T1/2024
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Identificar os valores e interruptores pessoais que poderão contribuir para o conflito; Conhecer as abordagens interventivas em situação de conflito que utiliza com mais frequência; Identificar os tipos de stress mais comuns em sala de aula; Reconhecer o papel do trauma no desenvolvimento e comportamentos das crianças e jovens; Compreender como funciona o cérebro numa situação de crise; Reconhecer uma situação de conflito/ crise; Identificar os objetivos da gestão do conflito Nomear as questões a colocar ao próprio durante o conflito; Analisar uma situação de conflito real, à luz do ciclo do conflito; Identificar e treinar competências para intervir com uma criança ou jovem em conflito; Identificar os motivos que levam o adulto a agir com contra-agressividade; Identificar formas de trabalho em equipa e em rede na gestão de conflitos, reforçando a mudança comportamental destes.
Conteúdos
1. Apresentação, Expectativas e Introdução ao tema (1h30 presencial) 2. Eu, Professor. Os meus gatilhos (1h30 presencial) 3. Tipos de stress mais comuns em sala de aula (30 assíncrono) 4. O trauma no desenvolvimento das crianças e jovens (30 assíncrono) 5. Diferentes abordagens interventivas (30 assíncrono) 6. O funcionamento do cérebro numa situação de conflito (30 assíncrono) 7. O modelo de stress na crise (30 assíncrono; 2h síncrono) 8. Validação dos sentimentos e identificação das necessidades (3h presencial) 9. Objetivos da intervenção e Gestão da crise (30 assíncrono) 10. O ciclo do conflito (30 assíncrono e 2h síncrono) 11. Trabalho em equipa e em rede na gestão de conflitos. Estudos de caso. (30 assíncrono, 2h síncrono) 12. O que pode levar o adulto a agir com contra agressividade (30 assíncrono) 13. Competências para usar com crianças e jovens em crise (30 assíncrono, 2h síncrono): a) Competências para acalmar b) Competências para ouvir e descodificar os sentimentos c) Competências para ensinar novos comportamentos 14. Treino das competências (3h presencial) 15. Avaliação e Encerramento (3h presencial)
Metodologias
Expositivo, interrogativo, demonstrativo (visualização de vídeos) e ativo (dinâmicas de grupo; roleplays, questionário individual sobre abordagens interventivas).
Avaliação
Realização dos exercícios propostos nas sessões presenciais. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10.
Bibliografia
Bath, H., & Seita, J. (2018). The three pillars of transforming care: Trauma, healing, and resilience in the other 23 hours. Winnipeg, MB: University of Winnipeg.Cunha, P., & Monteiro, A.P. (2018). Gestão de conflitos na escola. Lisboa: Pactor.Long, N.J. (2007). The conflict cycle paradigm on how troubled students get teachers out of control. In N. Long, W. Morse, F.A. Fecser & R.G. Newman (Eds.), Conflict in the classroom: Positive staff support for troubled students. Austin, Texas: ProEd.Nunno, M. A (2001). Therapeutic crisis intervention: A crisis prevention and management system. Student workbook. The Family Life Development Center. College of Human Ecology. Cornell University Ithaca, New York USA.Sarmento, P., & Lopes, R. (2021). A arte de intervir com crianças e jovens em crise. In Peixoto, C. & Oliveira, M.S. (Eds.). Acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo: Conceitos, prática e intervenção. Lisboa: Pactor.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 15:15 - 18:15 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 15:15 - 18:15 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 15:15 - 18:15 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 15:15 - 18:15 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 15:15 - 18:15 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 15:15 - 18:45 | 3:30 | Presencial |
| 8 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:30 | 3:30 | Presencial |