
Estratégias inovadoras para promover a leitura e a escrita com a biblioteca escolar turma T1/2024
Apresentação
Esta oficina de formação, centrada na transversalidade da leitura e da escrita, promove uma abordagem interdisciplinar, com o apoio dos professores bibliotecários, com o objetivo de melhorar as competências de leitura e escrita dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar. Respondendo às necessidades da era digital, a formação aborda a integração crítica de recursos digitais, preparando os alunos para serem leitores e escritores competentes em ambientes digitais. A ação Estratégias inovadoras para promover a leitura e escrita: o papel da biblioteca escolar constitui-se como uma oportunidade formativa para que os docentes diversifiquem as suas competências e práticas pedagógicas e incluam o desenvolvimento da leitura e da escrita, de forma natural, mas estratégica, nos planos de trabalho, em articulação com os professores bibliotecários e os outros pares.
Destinatários
Educadores de Infância, professores dos ensinos Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores dos ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
a) Fomentar a implementação regular de atividades de leitura e de escrita, em diferentes áreas disciplinares e transversais do ensino básico e secundário, em articulação com a biblioteca escolar. b) Explorar estratégias para tornar a leitura mais atrativa e diversificada. c) Integrar a escrita como uma ferramenta de expressão e aprendizagem, em diferentes disciplinas. d) Desenvolver um plano de ação para implementar estratégias inovadoras de promoção da leitura e escrita na escola, com o apoio da biblioteca escolar
Conteúdos
Sessão 1: Leitura e escrita: práticas e processos de motivação/promoção (3 horas) Estratégias de motivação para a leitura e para a escrita - dinâmicas a partir da biblioteca, com e na biblioteca. Práticas de promoção da leitura e da escrita a partir da biblioteca escolar: os projetos Miúdos a Votos e Ser Escritor é Cool. Sessão 2: A leitura e a formação do leitor (3 horas) Tipos e contextos de leitura (da leitura impressa à leitura digital). As fases de desenvolvimento da leitura. O papel da motivação. Sessão 3: Escrita: processo complexo e faseado (3 horas) Valorização da planificação, da textualização e da revisão dos textos. A autorregulação da escrita (foco em práticas de escrita promotoras de autoestima e de fluência de escrita). Sessão 4: Criação de um plano de ação para implementar estratégias de promoção da leitura e escrita na escola. (3 horas) Sessão 5: Avaliação (3 horas) Apresentação e discussão dos planos de ação criados. Avaliação formativa dos participantes. Avaliação global da oficina de formação
Metodologias
Presencial: Para promover a partilha de experiências, recursos e materiais, será utilizada uma plataforma LMS (Moodle) de apoio à formação. Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando-se propostas integradoras de carácter prático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento e as experiências dos professores bibliotecários. Em cada sessão presencial, será efetuado um enquadramento concetual dos conteúdos e apresentados exemplos práticos da sua aplicação em contexto de aprendizagem. Os documentos de referência que balizam a ação da escola e das bibliotecas escolares serão analisados e servirão de suporte às tarefas solicitadas aos docentes. Trabalho Autónomo: Ao longo da oficina de formação, os professores terão de criar um plano de ação em torno da leitura e da escrita e produzir recursos para a sua implementação. Na sessão final, deverão apresentar e avaliar o trabalho realizado nas suas escolas, ao longo da formação, apontando boas práticas e identificando dificuldades.
Avaliação
Os formandos devem frequentar, pelo menos, 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: Participação: 20% Participação individual e em grupo (10%) Realização das tarefas e envolvimento (10%) Trabalho produzido: 80% Qualidade, originalidade e nível de adequação pedagógica dos trabalhos (40%) Apresentação do trabalho final (20%) Relatório individual (20%)
Bibliografia
Araújo, Helena (2016). O texto e a leitura literária na biblioteca escolar: fundamentos, estratégias e atividades. Biblioteca RBE nº9. Rede de Bibliotecas Escolares. http://www.rbe.minedu.pt/np4/file/1828/bibliotecarbe9.pdfBarbeiro, L. (2022). Os processos na atividade de escrita: estudo com base na escrita colaborativa. Acta Scientiarum. Language and Culture, 44(1), e57804. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v44i1.57804Prole, António (s.d.). Como fazer um projeto de promoção da leitura. Casa da Leitura. http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/manual_instrucoes_project os_a_C.pdfRede de Bibliotecas Escolares. (2021). Diário de escritas com a biblioteca. https://www.rbe.mec.pt/np4/DiarioEscritas.htmlTerada, Y. (2021). Why Students Should Write in All Subjects. https://www.edutopia.org/article/why-students-should-write-all-subjects
Formador
Hermínia de Fátima Morais Almeida Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |