
Competências para a Utilização de Dados no Planeamento Pedagógico turma T1/2025
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Grupo 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Grupo 910. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final da ação os formandos deverão ser capazes de interpretar dados de base estatística agregada e desagregada e de incorporar a infromação proveniente de algoritmos de probabilidade de sucesso na decisão pedagógica, em particular para reforçar o apoio aos alunos com maior probabilidade de insucesso. O curso tem componentes de apresentação de dados e de formas de interpretar assim como a sua articulação e inclusão nos programas individuais de recuperação. Todo o curso se baseia na decisão com base na evidência.
Conteúdos
1. A plataforma Observatório Permanente do Sucesso Escolar de Oeiras (4 horas, David Justino) Que dados O aspeto evolutivo O retrato no último ano disponível Diferentes dimensões de análise 2. O algoritmo de sinalização de alunos em risco de insucesso e os alunos estrela (4 horas, Isabel Flores) O que nos diz Para que serve 3. Dos dados para a decisão (8 horas, Isabel Flores) Pensamento GROW (Goal, Reality, Objectives and Will) O que sabemos sobre insucesso plataforma Education Endowment Foundation b. Projetos OCDE para o sucesso escolar- i. 21st Century children ii. Social and Emotional Skills 4. Construir planos individuais de recuperação (4 horas, Rute Perdigão) 5. A importância de avaliar e medir o que funciona, para quem e em que circunstâncias. (4 Horas, Rute Perdigão)
Metodologias
Presencial: A ação será composta por aulas de cariz teórico prático em que os formandos são expostos à apresentação de dados, sua origem e como interpretar. Trabalho Autónomo: A estes momentos seguem-se trabalhos individuais e de grupo que permitem a utilização destes conceitos em ambiente prático, com exemplos das suas escolas e alunos.
Avaliação
A avaliação será de 1 a 10 val de acordo com os seguintes critérios: Participação nas aulas - 20%; trabalho individual - 40% e trabalho de grupo -40%
Bibliografia
Observatório Permanente do Sucesso Escolar | Oeiras;OECD (2023) 21st Century ChildrenEndowment Foundation ToolkitSuccess plans implementation toolkit (Harvard)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 29-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |