
Competências para a Utilização de Dados no Planeamento Pedagógico turma T2/2024
Apresentação
O OPSE, Observatório Permanente do Sucesso Escolar no Concelho de Oeiras, é um instrumento que permite identificar e antecipar percursos de sucesso e insucesso escolar para todos os alunos que frequentam uma escola no Concelho de Oeiras. Como qualquer instrumento de intervenção pedagógica tem enormes potencialidades, mas também consideráveis limitações. Esta ação de formação permite dotar os docentes de conhecimento aprofundado sobre a utilização deste instrumento, promovendo a adopção de medidas de recuperação e potenciação dos resultados escolares baseadas em evidência, quer para os alunos que pelo seu perfil apresentem percursos de risco de insucesso quer para os alunos que evidenciem enorme potencial de desenvolvimento cognitivo e cultura
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Grupo 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Grupo 910. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final da ação os formandos deverão ser capazes de interpretar dados de base estatística agregada e desagregada e de incorporar a infromação proveniente de algoritmos de probabilidade de sucesso na decisão pedagógica, em particular para reforçar o apoio aos alunos com maior probabilidade de insucesso. O curso tem componentes de apresentação de dados e de formas de interpretar assim como a sua articulação e inclusão nos programas individuais de recuperação. Todo o curso se baseia na decisão com base na evidência.
Conteúdos
1. A plataforma Observatório Permanente do Sucesso Escolar de Oeiras (4 horas, David Justino) Que dados O aspeto evolutivo O retrato no último ano disponível Diferentes dimensões de análise 2. O algoritmo de sinalização de alunos em risco de insucesso e os alunos estrela (4 horas, Isabel Flores) O que nos diz Para que serve 3. Dos dados para a decisão (8 horas, Isabel Flores) Pensamento GROW (Goal, Reality, Objectives and Will) O que sabemos sobre insucesso plataforma Education Endowment Foundation b. Projetos OCDE para o sucesso escolar- i. 21st Century children ii. Social and Emotional Skills 4. Construir planos individuais de recuperação (4 horas, Rute Perdigão) 5. A importância de avaliar e medir o que funciona, para quem e em que circunstâncias. (4 Horas, Rute Perdigão)
Metodologias
Presencial: A ação será composta por aulas de cariz teórico prático em que os formandos são expostos à apresentação de dados, sua origem e como interpretar. Trabalho Autónomo: A estes momentos seguem-se trabalhos individuais e de grupo que permitem a utilização destes conceitos em ambiente prático, com exemplos das suas escolas e alunos.
Avaliação
A avaliação será de 1 a 10 val de acordo com os seguintes critérios: Participação nas aulas - 20%; trabalho individual - 40% e trabalho de grupo -40%
Bibliografia
Observatório Permanente do Sucesso Escolar | Oeiras;OECD (2023) 21st Century ChildrenEndowment Foundation ToolkitSuccess plans implementation toolkit (Harvard)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 18-12-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |