Competências em Jogo - Os jogos de mesa como ferramenta pedagógica turma T1/2024

Apresentação

Brincar proporciona bem-estar, mas o jogo é mais do que puro divertimento: é o espaço e o estado ideal para as aprendizagens pessoais, sociais e culturais. É importante questionar o pensamento comum, segundo o qual o divertimento e o prazer se encontram em antítese com a aprendizagem. É preciso mudar a perceção do conceito de Ludicidade, entendendo como esta prática favorece, proporciona, desenvolve e consolida competências e conhecimentos. Nesta formação pretende-se dar a conhecer as noções básicas da aprendizagem através dos jogos de mesa (“Based Game Learning”), para aproveita-los melhor em contexto educativo. A formação será maioritariamente prática. Os participantes irão aprender e construir alguns dos jogos tradicionais menos conhecidos e alguns jogos modernos que facilmente podem ser adaptados em diferentes contextos.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.

Objetivos

Objetivos gerais • Questionar o pensamento comum, segundo o qual a Ludicidade se encontra em antítese com a Aprendizagem, numa dicotomia de brincadeira/seriedade, insignificante/importante • Mudar a perceção do conceito de Ludicidade, demonstrando como a mesma favorece, proporciona, desenvolve e consolida competências e conhecimentos • Aprender a utilizar os jogos de mesa como ferramenta pedagógica para desenvolver competências pedagógicas e sociais. Objetivos específicos Desenvolver a capacidade de: - reconhecer as competências desenvolvidas por diferentes jogos - selecionar jogos adapto para cada faixa etária - construir um acervo de jogos básicos - dinamizar uma secção de jogos de grupo

Conteúdos

1. Jogos de mesa e metas curriculares: antíteses, ligações, convergências e sinergias (6h teóricas, B-learning) a. Conceito de jogo e suas aplicações b. O jogo como facilitador de aprendizagens c. Classificação dos jogos de mesa d. Experimentação de jogos em grupo e. Reflexão partilhada 2. Experimentação e construção de jogos de mesa (9h práticas, presenciais) a. Experimentação de jogos em grupo b. Reflexão partilhada sobre os jogos experimentados c. Apresentação de jogos em formato gigante, para grupos d. Construção de jogos de mesa com materiais de reciclagem e. Planeamento e desenvolvimento de uma ação lúdica relativa a uma área curricular f. Reflexão partilhada 3. Projetação e realização de uma ação lúdica em âmbito educativo (10h teórico-práticas, B-learning) a. Projetação b. Dinamização e registo c. Partilha e reflexão

Metodologias

A formação será presencial e predominantemente prática, com momentos de reflexão e sistematização dos conteúdos abordados, e a simulação de uma ação pedagógica, realizada pelos formandos. Serão fornecidos materiais de apoio. • Fundamentação teórica • Experimentação através da prática • Reflexão partilhada e em grupo • Ação/percurso criativo • Simulação/apresentação • Conclusões/debate

Avaliação

Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor, numa escala classificativa de 1 a 10 valores. Regime de avaliação contínua: participação nas sessões, apresentação de trabalhos individuais e de grupo e simulação de uma ação em contexto pedagógico.

Bibliografia

A gramática da fantasia – Gianni Rodari - Editorial Caminho - ISBN: 9789722108461Homo ludens – Johan Huizinga – Alianza Editorial – ISBN: 978-84-206-0853-2El mundo en juegos – Oriol Comas - ISBN 9788478713219Juegos de tablero - Juan Diego S. Torres – Editorial CCS – ISBN: ISBN 97884984222

Formador

Antonella Gilardi

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 27-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 04-12-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 11-12-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 18-12-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 19-12-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 06-11-2024
Fim: 19-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124123/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras