
Agricultura Biológica turma T1/2025
Apresentação
As hortas biológicas são recursos que permitem sensibilizar para a necessidade da proteção e conserva-ção da natureza, pois a biodiversidade é, também, o nosso alimento. A Estratégia de Educação Ambien-tal com os três pilares, descarbonizar a sociedade, tornar a economia circular e valorizar o território promove o aumento da literacia científica e ambiental, dos bens e serviços dos ecossistemas do planeta Terra. Acresce o facto de que a biodiversidade está intimamente relacionada com a Economia e Saúde. Esta ação pretende capacitar e apoiar os professores na implementação e desenvolvimento da horta, que pode ser usada como laboratório vivo pelos diferentes grupos de ensino, para lecionar conceitos transversais, uma vez que os diferentes tópicos estão planificados de acordo com aprendizagens essen-ciais e metas curriculares do Currículo Nacional do E. Bas. e Secundário.
Destinatários
Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Sensibilizar para a proteção e conservação da natureza e dos bens e serviços que nos proporciona. Reconhecer a importância das hortas biológicas na escola e nos curricula como recursos pedagógicos e científicos. Saber planificar e implementar uma horta biológica tendo em atenção o papel ecológico dos seres vivos que nela habitam. Contribuir com um espaço verde, horta biológica, na escola para o aumento dos insetos polinizadores. Entender a ENEA, a ENCB, a EAAC e Educação para a Cidadania como medidas de promoção de um planeta mais sustentável. Contribuir para o desenvolvimento de competências e ferramentas didáticas para a implementação de hortas biológicas que promovam a preservação e conservação da biodiversidade e ecossistemas. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano. Reconhecer o papel da Ciência e da Tecnologia na transformação e utilização dos recursos existentes na Terra. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões recorrendo ao pensamento crítico.
Conteúdos
Módulo I Introdução. (4h) - Apresentação da equipa e dos formandos. - Apresentação da ação e respectivos objectivos. - Apresentação do plano de trabalhos e respectiva calendarização. - Apresentação do plano de avaliação a utilizar. - Introdução às hortas biológicas. - Abordagem genérica de conceitos, princípios e objectivos da educação em ciências. - Integração das Hortas biológicas nos projetos da Escola e nas aprendizagens essenciais das disciplinas curriculares e não curriculares. - Apresentação e análise de várias ferramentas de carácter prático, nomeadamente para a concretização de trabalho experimental, projeto, laboratorial e de campo. - Apresentação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, da Conservação da Biodiversidade, Adaptação às Alterações climáticas e Educação para a Cidadania como pontos de partida para a integração das Hortas Escolares e Urbanas no desenvolvimento de uma consciência ambiental e de integração da conservação da Biodiversidade a nível planetário e de sustentabilidade do planeta Terra. MÓDULO II Como planear e preparar uma Horta Biológica (5h) Identificar o material necessário para iniciar uma horta biológica. Planificar a horta em função do espaço escolar atribuído. Caracterizar os factores abióticos: solo, luz, temperatura anual, precipitação. Preparar o solo. Tipos de substratos e fertilizantes. Introdução às técnicas de compostagem. Escolher as plantações/sementeiras, em cada estação do ano; Rotação de culturas / consociações; Culturas hortícolas e aromáticas; Permacultura e conceitos básicos MÓDULO III Trabalho de campo nas Hortas Biológicas e a Biodiversidade (7h) Visitar as hortas biológicas dos agrupamentos de escolas/Horta Moinho das Antas Identificar boas práticas e problemas, organizando de um plano de monitorização; Recolha de dados para integração em diferentes disciplinas: fotos, vídeos, temperatura, Conhecer a biodiversidade e o papel ecológico dos seres vivos da horta biológica. Reconhecer a importância da biodiversidade da manta morta. MÓDULO IV Cuidar da horta Biológica (5h) Plantar e semear: processos que ocorrem na germinação das sementes e fixação das plantas ao solo. Conhecer os cuidados básicos de manutenção (rega, monda, poda, transplante, sacha, colheita, entre outros); Identificar e combater as doenças e pragas utilizando tratamentos biológicos; Reconhecer as plantas e animais auxiliares na horta. Identificar e combater doenças e pragas usando tratamentos biológicos Colher os produtos da horta para alimentação; Preparação das sementes para futuras plantações; MÓDULO V Apresentação dos trabalhos e Avaliação da Ação (4h) Apresentação das atividades teórico-práticas desenvolvidas e/ou dispositivos construídos. - de um manual do utilizador; de atividades experimentais, posters, dispositivos e/ou brinquedos científicos com materiais simples e de baixo custo, passíveis de serem trabalhados em sala de aula (modo presencial ou E@D), ou na horta; de um portefólio fotográfico com materiais recolhidos na horta; entre outras opções. Discussão de grupo e análise do trabalho desenvolvido. Avaliação da ação.
Metodologias
Componente Teórica/Prática Apresentação de ferramentas e estratégias de realização e exploração de atividades experimentais em diferentes contextos. Reflexão sobre os fenómenos do quotidiano, com vista à exploração experimental e sua fundamentação. Reflexão sobre possíveis atividades experimentais multidisciplinares, tirando partido da horta biológica. Desenvolvimento de materiais de exploração a serem implementados em contexto escolar. Componente Prática Implementação de atividades experimentais e observação do seu impacto em contexto escolar. Materiais/Efeitos a produzir: Construção de materiais didáticos de baixo custo e estruturação de atividades/protocolos a implementar em contexto escolar. Elaboração de portefólio/poster com materiais pesquisados que permitam o desenvolvimento das atividades visadas ao longo do plano de formação.
Avaliação
A avaliação será individual e contínua de 1 a 10 val.. A avaliação global da ação, para cada formando, será resultado da natureza das suas intervenções nas sessões presenciais e da qualidade dos trabalhos efectuados, apresentados numa versão final. A avaliação final obedecerá à ponderação abaixo indicada. Atitudes Empenho e Participação Ritmo de trabalho e Dinamismo Realização das tarefas nas sessões Conhecimentos Organização e apresentação de Portfólio/Poster Apresentação do trabalho realizado entre sessões Trabalhos de grupo 30% avaliação contínua + 40% apresentação dos trabalhos + 30% trabalho final
Bibliografia
Jansen J., Hobohm C. (2021). Urban Habitats: Cities and Their Potential for Nature Protection. In: Hobohm C. (eds) Perspectives for Biodiversity and Ecosystems. Environmental Challenges and Solutions. Springer, Cham.Ferreira ME e Barreiro G. 2016. Mãos à Horta. Publindústria/Engebook, 328 pp.Ferreira ME. 2015. As plantas aromáticas e medicinais na dieta mediterrânica: porquê, quando e como? In: A Freitas, JP Bernardes, MP Mateus e N Braz (coord.), Dimensões da Dieta Mediterrânica Património Cultural Imaterial da Humanidade.Flora-On: Flora de Portugal Interactiva. 2014. Sociedade Portuguesa de Botânica. www.flora-on.ptGarcia-Pereira, P., Monteiro, E., Luís, C., Vala, F. 2012. Insetos em Ordem. Ministério da Educação e Ciência. Portugal.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-09-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 13-09-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 13-09-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 19-09-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 20-09-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 20-09-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |