Agricultura Biológica turma T1/2025

Destinatários

Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Sensibilizar para a proteção e conservação da natureza e dos bens e serviços que nos proporciona. Reconhecer a importância das hortas biológicas na escola e nos curricula como recursos pedagógicos e científicos. Saber planificar e implementar uma horta biológica tendo em atenção o papel ecológico dos seres vivos que nela habitam. Contribuir com um espaço verde, horta biológica, na escola para o aumento dos insetos polinizadores. Entender a ENEA, a ENCB, a EAAC e Educação para a Cidadania como medidas de promoção de um planeta mais sustentável. Contribuir para o desenvolvimento de competências e ferramentas didáticas para a implementação de hortas biológicas que promovam a preservação e conservação da biodiversidade e ecossistemas. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano. Reconhecer o papel da Ciência e da Tecnologia na transformação e utilização dos recursos existentes na Terra. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões recorrendo ao pensamento crítico.

Conteúdos

Módulo I – Introdução. (4h) - Apresentação da equipa e dos formandos. - Apresentação da ação e respectivos objectivos. - Apresentação do plano de trabalhos e respectiva calendarização. - Apresentação do plano de avaliação a utilizar. - Introdução às hortas biológicas. - Abordagem genérica de conceitos, princípios e objectivos da educação em ciências. - Integração das Hortas biológicas nos projetos da Escola e nas aprendizagens essenciais das disciplinas curriculares e não curriculares. - Apresentação e análise de várias ferramentas de carácter prático, nomeadamente para a concretização de trabalho experimental, projeto, laboratorial e de campo. - Apresentação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, da Conservação da Biodiversidade, Adaptação às Alterações climáticas e Educação para a Cidadania como pontos de partida para a integração das Hortas Escolares e Urbanas no desenvolvimento de uma consciência ambiental e de integração da conservação da Biodiversidade a nível planetário e de sustentabilidade do planeta Terra. MÓDULO II – Como planear e preparar uma Horta Biológica (5h)  Identificar o material necessário para iniciar uma horta biológica.  Planificar a horta em função do espaço escolar atribuído.  Caracterizar os factores abióticos: solo, luz, temperatura anual, precipitação.  Preparar o solo. Tipos de substratos e fertilizantes.  Introdução às técnicas de compostagem.  Escolher as plantações/sementeiras, em cada estação do ano;  Rotação de culturas / consociações;  Culturas hortícolas e aromáticas;  Permacultura e conceitos básicos MÓDULO III –Trabalho de campo nas Hortas Biológicas e a Biodiversidade (7h)  Visitar as hortas biológicas dos agrupamentos de escolas/Horta Moinho das Antas  Identificar boas práticas e problemas, organizando de um plano de monitorização;  Recolha de dados para integração em diferentes disciplinas: fotos, vídeos, temperatura,  Conhecer a biodiversidade e o papel ecológico dos seres vivos da horta biológica.  Reconhecer a importância da biodiversidade da manta morta. MÓDULO IV – Cuidar da horta Biológica (5h)  Plantar e semear: processos que ocorrem na germinação das sementes e fixação das plantas ao solo.  Conhecer os cuidados básicos de manutenção (rega, monda, poda, transplante, sacha, colheita, entre outros);  Identificar e combater as doenças e pragas utilizando tratamentos biológicos;  Reconhecer as plantas e animais auxiliares na horta.  Identificar e combater doenças e pragas usando tratamentos biológicos  Colher os produtos da horta para alimentação;  Preparação das sementes para futuras plantações; MÓDULO V – Apresentação dos trabalhos e Avaliação da Ação (4h) Apresentação das atividades teórico-práticas desenvolvidas e/ou dispositivos construídos. - de um manual do utilizador; de atividades experimentais, posters, dispositivos e/ou brinquedos científicos com materiais simples e de baixo custo, passíveis de serem trabalhados em sala de aula (modo presencial ou E@D), ou na horta; de um portefólio fotográfico com materiais recolhidos na horta; entre outras opções. Discussão de grupo e análise do trabalho desenvolvido. Avaliação da ação.

Metodologias

Componente Teórica/Prática Apresentação de ferramentas e estratégias de realização e exploração de atividades experimentais em diferentes contextos. Reflexão sobre os fenómenos do quotidiano, com vista à exploração experimental e sua fundamentação. Reflexão sobre possíveis atividades experimentais multidisciplinares, tirando partido da horta biológica. Desenvolvimento de materiais de exploração a serem implementados em contexto escolar. Componente Prática Implementação de atividades experimentais e observação do seu impacto em contexto escolar. Materiais/Efeitos a produzir: Construção de materiais didáticos de baixo custo e estruturação de atividades/protocolos a implementar em contexto escolar. Elaboração de portefólio/poster com materiais pesquisados que permitam o desenvolvimento das atividades visadas ao longo do plano de formação.

Avaliação

A avaliação será individual e contínua de 1 a 10 val.. A avaliação global da ação, para cada formando, será resultado da natureza das suas intervenções nas sessões presenciais e da qualidade dos trabalhos efectuados, apresentados numa versão final. A avaliação final obedecerá à ponderação abaixo indicada. Atitudes Empenho e Participação Ritmo de trabalho e Dinamismo Realização das tarefas nas sessões Conhecimentos Organização e apresentação de Portfólio/Poster Apresentação do trabalho realizado entre sessões Trabalhos de grupo 30% avaliação contínua + 40% apresentação dos trabalhos + 30% trabalho final

Bibliografia

Jansen J., Hobohm C. (2021). Urban Habitats: Cities and Their Potential for Nature Protection. In: Hobohm C. (eds) Perspectives for Biodiversity and Ecosystems. Environmental Challenges and Solutions. Springer, Cham.Ferreira ME e Barreiro G. 2016. Mãos à Horta. Publindústria/Engebook, 328 pp.Ferreira ME. 2015. As plantas aromáticas e medicinais na dieta mediterrânica: porquê, quando e como? In: A Freitas, JP Bernardes, MP Mateus e N Braz (coord.), Dimensões da Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade.Flora-On: Flora de Portugal Interactiva. 2014. Sociedade Portuguesa de Botânica. www.flora-on.ptGarcia-Pereira, P., Monteiro, E., Luís, C., Vala, F. 2012. Insetos em Ordem. Ministério da Educação e Ciência. Portugal.

Formador

Ana Fortunato

HELENA ALEXANDRA GRAÇA MACHADO MOITA DE DEUS

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-09-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 13-09-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
3 13-09-2025 (Sábado) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
4 19-09-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
5 20-09-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 20-09-2025 (Sábado) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
7 10-10-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 12-09-2025
Fim: 10-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131069/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Oeiras - De acordo com o cronograma