ARTMAT - Interligações entre a Matemática e as Artes Visuais turma T1/2024

Destinatários

Professores dos grupos 110, 230 e 240

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

1. Reflexão entre referenciais curriculares e as práticas da docência nos domínios da Arte e da Matemática: Reflexão sobre as práticas nos domínios da Arte e da Matemática no 1º e 2º CEB tendo como referência os documentos legais para a prática da docência; Levantamento, a partir das práticas dos formandos, das relações entre a Matemática e a Expressão plástica/Artes Visuais; Fundamentação teórica organiza-se em torno dos seguintes tópicos: Educação pela Arte; Artes e Matemática: uma perspetiva sócio histórica. 2. Os triângulos de Kandinsky, Wassily: Conhecer um pouco da vida e obra de Kandinsky, introdutor da abstração no campo das Artes Visuais; Observar e apreciar obras de arte; Comunicar após observar uma obra de arte; Identificar e reproduzir a técnica do artista e do movimento artístico; Identificar, selecionar, representar e construir triângulos. Linhas poligonais e não poligonais; Reconhecer, compor e decompor figuras geométricas; 3. A manta de retalhos geométricos de Cargaleiro, Manuel: Conhecer um pouco da vida e obra de Cargaleiro, pintor e ceramista português; Observar e apreciar obras de arte; Reconhecer e reproduzir a técnica do artista utilizando diversidades de técnicas e materiais; Reconhecer e representar figuras geométricas numa composição; Efetuar composições e decomposições de figuras geométricas, usando o conceito da fração como relação parte-todo; 4. Os retângulos de Mondrian, Piet: Conhecer um pouco da vida e obra de Mondrian, influenciado pelo cubismo; Observar e apreciar obras de arte; Desenhar e pintar; Reconhecer, compor e decompor figuras e estabelecer relações entre quadriláteros: proporções, áreas e perímetros; Paralelismo e perpendicularidade. 5. As tesselações de Escher, Maurits: Conhecer um pouco da vida e obra de Escher, artista gráfico, o seu trabalho apresenta objetos impossíveis e explorações do infinito; Observar, interpretar e comunicar ideias a partir das obras de arte do artista; Explorar transformações geométricas: A reflexão, a rotação, simetria (isometrias); Projetos de “tesselação” – compor e decompor figuras planas: padrões geométricos. Apresentação do trabalho projeto desenvolvido em contexto de sala de aula. Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, análise e discussão dos resultados obtidos.

Observações

(Registo de acreditação da APEVT, responsáveis pela certificação da ação)

Formador

Renata dos Anjos Carvalho Carrapiço

Carlos Alberto de Sousa Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
2 19-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
3 26-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
4 03-12-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
5 10-12-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
6 14-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
Início: 12-11-2024
Fim: 14-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-113743/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 36 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras