ARTMAT - Interligações entre a Matemática e as Artes Visuais turma T1/2024

Destinatários

Professores dos grupos 110, 230 e 240

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

1. Reflexão entre referenciais curriculares e as práticas da docência nos domínios da Arte e da Matemática: Reflexão sobre as práticas nos domínios da Arte e da Matemática no 1º e 2º CEB tendo como referência os documentos legais para a prática da docência; Levantamento, a partir das práticas dos formandos, das relações entre a Matemática e a Expressão plástica/Artes Visuais; Fundamentação teórica organiza-se em torno dos seguintes tópicos: Educação pela Arte; Artes e Matemática: uma perspetiva sócio histórica. 2. Os triângulos de Kandinsky, Wassily: Conhecer um pouco da vida e obra de Kandinsky, introdutor da abstração no campo das Artes Visuais; Observar e apreciar obras de arte; Comunicar após observar uma obra de arte; Identificar e reproduzir a técnica do artista e do movimento artístico; Identificar, selecionar, representar e construir triângulos. Linhas poligonais e não poligonais; Reconhecer, compor e decompor figuras geométricas; 3. A manta de retalhos geométricos de Cargaleiro, Manuel: Conhecer um pouco da vida e obra de Cargaleiro, pintor e ceramista português; Observar e apreciar obras de arte; Reconhecer e reproduzir a técnica do artista utilizando diversidades de técnicas e materiais; Reconhecer e representar figuras geométricas numa composição; Efetuar composições e decomposições de figuras geométricas, usando o conceito da fração como relação parte-todo; 4. Os retângulos de Mondrian, Piet: Conhecer um pouco da vida e obra de Mondrian, influenciado pelo cubismo; Observar e apreciar obras de arte; Desenhar e pintar; Reconhecer, compor e decompor figuras e estabelecer relações entre quadriláteros: proporções, áreas e perímetros; Paralelismo e perpendicularidade. 5. As tesselações de Escher, Maurits: Conhecer um pouco da vida e obra de Escher, artista gráfico, o seu trabalho apresenta objetos impossíveis e explorações do infinito; Observar, interpretar e comunicar ideias a partir das obras de arte do artista; Explorar transformações geométricas: A reflexão, a rotação, simetria (isometrias); Projetos de “tesselação” – compor e decompor figuras planas: padrões geométricos. Apresentação do trabalho projeto desenvolvido em contexto de sala de aula. Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, análise e discussão dos resultados obtidos.

Formador

Renata dos Anjos Carvalho Carrapiço

Carlos Alberto de Sousa Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
2 19-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
3 26-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
4 03-12-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
5 10-12-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
6 14-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
Início: 12-11-2024
Fim: 14-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-113743/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 36 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras