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Aprendizagem em Círculo turma T1/2024

Apresentação

Este curso visa dar resposta a questões de Educação Global e “contribuir para desenvolver o espírito e a prática democrática, através da adoção de estruturas e processos participativos na definição da política educativa.”(LBSE) Finalidades: 1. Capacitar os agentes multiplicadores da mudança, os adultos-educadores-professores. 2. Aplicar práticas colaborativas na educação e, por conseguinte, na família e na sociedade. 3. Melhorar a participação e a comunicação, dando espaço e voz às potencialidades de cada pessoa - crianças, jovens e adultos. 4. Contribuir para o sucesso e melhoria do ambiente escolar, num contexto social e economicamente desfavorecido. 5. Promover a cooperação e a união das pessoas - família, comunidade e escola. 6. Criar as bases sólidas de um sistema humanitário autossustentável.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Reconhecer e experienciar o impacto do trabalho em círculo, enquanto processo reparador e construtivo da aprendizagem e da disciplina, no contexto escolar. 2. Saber aplicar a aprendizagem em círculo na construção sócio-emocional e competências académicas de todas as pessoas envolvidas. 3. Identificar os diferentes formatos da aprendizagem em círculo e adequar os mesmos à realidade emergente. 4. Desenvolver sessões em parceria, promovendo o diálogo e a expressão autêntica e criativa em contexto de grupo. E ainda estes objetivos: Redução de suspensões, expulsões, ações disciplinares, conflitos interpessoais, e incidentes de bullying; Aumento do sucesso académico; Ambiente escolar mais seguro, feliz e inclusivo; Aumento do compromisso e satisfação escolar dos estudantes; Maior equidade na aplicação da disciplina escolar; Reforço dos Activos de Desenvolvimento

Conteúdos

Módulo 1: Enquadramento e aplicação de práticas de círculo (9 horas). Resumo de conteúdos: Práticas de trabalho em círculo no contexto escolar com enquadramento e aplicação contextualizada; Exemplos práticos e estudos de caso com estratégias de aplicação no currículo e em contexto de aprendizagem. Mód. 2: A abordagem sistémica e os processos de tomada de decisão em círculo (3 horas). Resumo de conteúdos: Processos de tomada de decisão e resolução de conflitos; Exemplos práticos e estudos de caso com estratégias de aplicação no sistema escolar e comunitário. Mód. 3: Práticas de desenvolvimento integral em círculo (9 horas). Resumo de conteúdos: Aplicação de dinâmicas integrando a dimensão física, emocional e mental; Exemplos práticos e estudos de caso que incluem jogos ludo-pedagógicos através de dinâmicas rítmicas, oficina de emoções e estratégias criativas de estimulação cognitiva. Mód. 4: Fatores críticos de sucesso do trabalho em círculo e integração global (4 horas). Resumo de conteúdos: Sistematização das práticas e critérios de sucesso do trabalho em círculo; Integração das aprendizagens do curso, incluindo avaliação e monitorização.

Metodologias

As atividades a realizar compreendem um conjunto de oito sessões presenciais totalizando 25 horas pressupondo uma apresentação individual de cada formando num formato de avaliação inovador. Sessões presenciais (valoriza-se a reflexão, momentos de diálogo e partilha). ● Abordagem aos conteúdos por especialista. ● Problematização teórica e prática dos temas a desenvolver pelos formandos. ● Discussão e reflexão crítica apresentadas por cada formando no decurso da sua participação em pequenos grupos e em plenário. ● A avaliação final contempla: balanço, desafios, sucessos ao nível da aplicação pedagógica das ferramentas que foram facilitadas.

Avaliação

A avaliação dos formandos será baseada, de acordo com o ECD, numa escala de 1 a 10 valores, mediante o seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação do trabalho produzido durante as sessões do trabalho autónomo. A avaliação final aos formandos será feita, primeiro pelo relatório do formador, pelo consultor(a) e finalmente pela Comissão Pedagógica.

Bibliografia

Lei de Bases do Sistema Educativo. Art. 3º (l).The Maastricht Declaration referência (2003). Relatório sobre a Educação para o Desenvolvimento e Educação Global em Portugal.Christina Baldwin (1998). Calling the Circle - The First and Future Culture. p.6. USA.Circle Ways (2017). Becoming a Circle Ways School, Whole-School Restorative Practices + Social-Emotional Learning. Los Angeles - USA.

Formador

Maria Teresa Teixeira Mendes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-11-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
2 20-11-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
3 27-11-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
4 04-12-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
5 11-12-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
6 18-12-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
7 08-01-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
8 15-01-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
9 22-01-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
10 29-01-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
Início: 13-11-2024
Fim: 29-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-120861/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: EB/S Aquilino Ribeiro, Porto Salvo