
Árvore de Carbono-Ciência Cidadã: Medição e monitorização da qualidade do ar no espaço escolar numa colaboração entre estudantes, professores e investigadores. turma T1/2025
Apresentação
A ação de formação para o projeto Árvore de Carbono, do Programa Ciência + Cidadã, realizada em parceria com o ITQB NOVA, Instituto Superior Técnico, INESC-ID, INOV-Labs e o Município de Oeiras, visa promover a cidadania ativa e integrar a ciência cidadã nas escolas, incentivando a participação dos alunos na monitorização e proteção ambiental. A formação permitirá capacitar os professores para montar e programar estações de monitorização de qualidade do ar, envolvendo os alunos em atividades práticas de recolha e análise de dados sobre CO2 e compostos orgânicos voláteis (TVOCs). Ao implementar este projeto, os docentes poderão desenvolver projetos escolares interdisciplinares, promovendo pensamento crítico e resolução de problemas em temas de ciências, matemática e tecnologia, com impacto na sustentabilidade e cidadania responsável. A doação de estações de medição aos professores facilita a continuidade do projeto nas escolas, contribuindo para o desenvolvimento de uma literacia científica e ambiental robusta, tornando os alunos cidadãos mais informados e proativos.
Destinatários
Professores dos Grupos 230,510 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230,510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230,510 e 520.
Objetivos
Ciência cidadã nas aulas: Envolver alunos na recolha de dados sobre a qualidade do ar, ligando ciência a problemas reais. Metodologias ativas: Incentivar aprendizagem baseada em projetos e investigação orientada, promovendo autonomia dos alunos. Pensamento crítico: Promover debates sobre os dados para que alunos interpretem resultados e proponham soluções. Ferramentas digitais: Capacitar professores no uso de plataformas digitais e programação simples. Partilha de resultados: Criar estratégias para divulgar os projetos, envolvendo a comunidade escolar. Kits experimentais: Desenvolver kits que permitam aos alunos explorar tecnologias e participar como cientistas cidadãos.
Conteúdos
Sessão 1: Apresentação do Projeto e Montagem das Estações (3 horas) Introdução à Ciência Cidadã o O que é a Ciência Cidadã o Como aplicar a ciência Cidadã em contexto escolar. Introdução ao projeto "Árvore de Carbon- Ciência Cidadã": o Apresentação dos objetivos e da importância do projeto para a monitorização do carbono e o envolvimento da comunidade na ciência cidadã. o Contextualização da problemática do carbono e da sustentabilidade ambiental. Componentes e montagem das estações de monitorização DIY-Do It Yourself: o Explicação dos materiais necessários e dos procedimentos de montagem. o Instalação prática das estações de recolha de dados (sensores, equipamentos de medição). Realização de duas experiências práticas de caracter investigativo Sessão 2: Apresentação das Plataformas de Recolha e Análise de Dados (3 horas) Introdução às plataformas de recolha de dados: o Demonstração das ferramentas digitais utilizadas para recolher e armazenar dados. o Como inserir e consultar dados nas plataformas colaborativas. Definição de método de amostragem de forma a uniforme em todas as escolas Apoio na estruturação de projetos que serão implementados com os alunos. Sessão 3: Apresentação de Projetos (3 horas) Apresentação dos projetos pela equipa de docentes: Ajustes e sugestões para melhorias nos projetos. Feedback dos pares e dos formadores sobre as apresentações. Discussão sobre o impacto do projeto nas escolas e comunidades. Sessão 4: Apresentação dos projetos no II Encontro de Clubes de Ciência de Oeiras (4h) Apresentação pública dos projetos desenvolvidos, entrega de certificados e conclusão da formação.
Metodologias
Presencial Oficina com 4 sessões presenciais: Sessão 1 (3h): Montagem das estações de monitorização, incentivando a experimentação. Sessão 2 (3h): Demonstração de plataformas de recolha de dados com guião prático. Sessão 3 (3h): Reflexão e feedback entre colegas e formadores para melhorar projetos. Sessão 4 (4h): Apresentação pública dos projetos no II Encontro dos Clubes de Ciência. Trabalho autónomo As 13 horas de trabalho autónomo destinam-se ao desenvolvimento e implementação dos projetos nas escolas. Durante este período, os professores montam as estações de monitorização, recolhem e analisam dados sobre a qualidade do ar com os alunos, aplicam metodologias discutidas na formação e ajustam práticas pedagógicas. Este trabalho permite aprofundar os conhecimentos adquiridos nas sessões e preparar a apresentação dos resultados no II Encontro dos Clubes de Ciência.
Avaliação
A avaliação a atribuir aos/às formandos/as é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: - Excelente de 9 a 10 valores; - Muito Bom de 8 a 8,9 valores; - Bom de 6,5 a 7,9 valores; - Regular de 5 a 6,4 valores; - Insuficiente de 1 a 4,9 valores. Regime de Avaliação Contínua: 20% Participação nas sessões 60% Aplicação do projeto em contexto escolar 20% Relatório final e a apresentação do projeto no II Encontro dos Clubes de Ciência
Bibliografia
Austen, K., Janssen, A., Wittmayer, J.M., & Hölker, F. (2024). The potential of citizen science to transform science: Lessons for a sustainable future. People and Nature, 00, 111. https://doi.org/10.1002/pan3.10614Azevedo, M.M., Duarte, S., 2018. Continuous Enhancement of Science Teachers' Knowledge and Skills through Scientific Lecturing. Front Public Health 6:41. https://doi.org/10.3389/fpubh.2018.00041Caterina Solé, Digna Couso & María Isabel Hernández (2024) Citizen science in schools: a systematic literature review, International Journal of Science Education, Part B, 14:3, 383-399, DOI: 10.1080/21548455.2023.2280009ECSA (European Citizen Science Association). 2015. Ten Principles of Citizen Science. Berlin. http://doi.org/10.17605/OSF.IO/XPR2NLombardi, L., Thomas, V., Rodeyns, J., Mednick, F. J., De Backer, F., & Lombaerts, K. (2021). Primary school teachers experiences of teaching strategies that promote pupils critical thinking. Educational Studies, 119. https://doi.org/10.1080/03055698.2021.1990017
Observações
Instituto Superior Técnico (Pólo Oeiras) + InovLabs (Algés) + ITQB Nova (Oeiras)
Formador
Maria João Caldeira Verdasca