
Brincar e Crescer saudável em Oeiras (PND) turma T1/2025
Destinatários
Assistentes operacionais
Objetivos
Sensibilizar e capacitar os participantes para a importância da promoção de oportunidades, metodologias, práticas pedagógicas, experimentação e vivência estética que privilegiam a literacia motora, o jogo e a atividade física, e a educação artística – música, em contexto do pré-escolar, bem como no processo de comunicação e ligação entre toda a comunidade escolar (crianças, profissionais, famílias). Capacitar os Educadores do Pré-escolar para um trabalho de coadjuvação de promoção de literacia motora e artística - música, em parceria com o professor especialista de Educação Física e de Música. Dotar o corpo educativo de um conjunto de competências pedagógicas assentes na multi e transdisciplinaridade.
Conteúdos
A importância do brincar e ser ativo no desenvolvimento e bem-estar do ser humano e das comunidades; a importância do brincar e ser ativo no desenvolvimento e bem-estar das crianças e nas aprendizagens escolares; a importância de fazer a defesa pelo direito ao brincar; características de um Envolvimento de Jogo e de Aprendizagem amigo das crianças e perspectivas ao nível do risco e da segurança no âmbito da promoção do brincar e da atividade física; características do desenvolvimento motor e importância da aprendizagem e aquisição de um repertório motor fundamental para o desenvolvimento integral da criança; o papel da natureza no desenvolvimento da criança; particularidades da aprendizagem das habilidades motoras fundamentais; elaboração e implementação de propostas de intervenção que visem o aumento das oportunidades para as crianças brincarem e serem ativas no pré-escolar; o desenho e implementação de um projeto participativo de requalificação do espaço de jogo e de recreio para a comunidade escolar; e o compromisso da equipa pedagógica com a comunidade através da promoção do brincar e ser ativo; a importância de vivências sensoriais no âmbito da música, através da exploração e fruição (com relevância à aculturação) de conteúdos muito diversificados - ao nível dos estilos, géneros e contextos musicais, dos materiais e instrumentos, da utilização da voz e corpo, da construção de paisagens sonoras, para uma educação estética/musical rica e estimulante; a importância de vivências sensoriais no âmbito da música com recurso a práticas e didáticas adequadas ao desenvolvimento das competências musicais na primeira infância; a importância de vivências sensoriais no âmbito da música como meio de relação, comunicação e envolvimento entre pares e com a restante comunidade escolar.
Avaliação
Ponderação participação: 20 Ponderação assiduidade: 20 Ponderação testes/trabalhos escritos: 60
Bibliografia
Gordon, Edwin (1997). A Music Learning Theory for Newborn and Young Children. Chicago: GIA Gordon, Edwin (2015). Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. 4ª edição. Lisboa: FCG Neto, C., Lopes, F. (2018). BRINCAR EM TODO O LADO. APEI e Câmara Municipal de Cascais (reedição pela APEI do livro “Brincar em Cascais”, com título diferente). Quitério, A. (2018). O caminho para a literacia física. Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação Física. Novas Edições Académicas. Brasil. [ISBN 978-613-9-62837-7] Schafer, M. (2012). A afinação do Mundo. Fundação Editora da UNESP.
Observações
Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e Faculdade de Motricidade Humana