
Brincar e Crescer Saudável em Oeiras turma T1/2025
Apresentação
A oficina de formação é para ser realizada no âmbito da 3ª edição do projecto "Brincar e Crescer Saudável em Oeiras" (BCSO), em contexto do Pré-Escolar, o qual se encontra em curso no presente ano letivo, sendo promovido pelo Município de Oeiras, em parceria com a FMH-ULisboa, a Escola de Música Nossa Sª do Cabo e a Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal (Orquestra Geração). A presente oficina é um dos eixos estruturantes do projeto BCSO, em torno da capacitação dos educadores para as temáticas do Jogo e Espaços de Jogo, Literacia Motora e Educação Artística - Música.
Destinatários
Docentes do grupo 100
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do grupo 100. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do grupo 100.
Objetivos
● Sensibilizar e capacitar os participantes para a importância da promoção de oportunidades, metodologias, práticas pedagógicas, experimentação e vivência estética que privilegiam a literacia motora, o jogo e a atividade física, e a educação artística música, em contexto do pré-escolar, bem como no processo de comunicação e ligação entre toda a comunidade escolar (crianças, profissionais, famílias). ● Capacitar os Educadores do Pré-escolar para um trabalho de coadjuvação de promoção de literacia motora e artística - música, em parceria com o professor especialista de Educação Física e de Música. ● Dotar o corpo educativo de um conjunto de competências pedagógicas assentes na multi e transdisciplinaridade.
Conteúdos
A importância do brincar e ser ativo no desenvolvimento e bem-estar do ser humano e das comunidades; a importância do brincar e ser ativo no desenvolvimento e bem-estar das crianças e nas aprendizagens escolares; a importância de fazer a defesa pelo direito ao brincar; características de um Envolvimento de Jogo e de Aprendizagem amigo das crianças e perspectivas ao nível do risco e da segurança no âmbito da promoção do brincar e da atividade física; características do desenvolvimento motor e importância da aprendizagem e aquisição de um repertório motor fundamental para o desenvolvimento integral da criança; o papel da natureza no desenvolvimento da criança; particularidades da aprendizagem das habilidades motoras fundamentais; elaboração e implementação de propostas de intervenção que visem o aumento das oportunidades para as crianças brincarem e serem ativas no pré-escolar; o desenho e implementação de um projeto participativo de requalificação do espaço de jogo e de recreio para a comunidade escolar; e o compromisso da equipa pedagógica com a comunidade através da promoção do brincar e ser ativo; a importância de vivências sensoriais no âmbito da música, através da exploração e fruição (com relevância à aculturação) de conteúdos muito diversificados - ao nível dos estilos, géneros e contextos musicais, dos materiais e instrumentos, da utilização da voz e corpo, da construção de paisagens sonoras, para uma educação estética/musical rica e estimulante; a importância de vivências sensoriais no âmbito da música com recurso a práticas e didáticas adequadas ao desenvolvimento das competências musicais na primeira infância; a importância de vivências sensoriais no âmbito da música como meio de relação, comunicação e envolvimento entre pares e com a restante comunidade escolar.
Avaliação
Os grupos criados de formandos, em função do estabelecimento escolar onde trabalham, terão que conceber e implementar uma intervenção com as crianças, tradutora das seguintes dimensões: ● Análise crítica e reflexiva das aprendizagens efetuadas e conhecimentos gerados no seio da oficina formativa. ● Trabalho de campo realizado em coadjuvação com os professores especialistas de Educação Física e de Música. ● Modelo de interdisciplinaridade e de transdisciplinaridade no âmbito das temáticas abordadas. A intervenção com as crianças deverá ser devidamente documentada de modo a ser apresentada (em formato de powerpoint, ou semelhante) a todos os formandos na última sessão formativa. Cada grupo será avaliado de 1 a 10 valores em função do trabalho apresentado. A avaliação será realizada pelos 3 formadores coordenadores de cada um dos parceiros envolvidos no processo formativo (FMH-ULisboa, EMNSC e OG).
Bibliografia
Gordon, Edwin (1997). A Music Learning Theory for Newborn and Young Children. Chicago: GIA [Gordon, Edwin (2015). Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. 4ª edição. Lisboa: FCG]Neto, C., & Lopes, F. (2018). BRINCAR EM TODO O LADO. APEI e Câmara Municipal de Cascais (reedição pela APEI do livro Brincar em Cascais, com título diferente).Quitério, A. (2018). O caminho para a literacia física. Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação Física. Novas Edições Académicas. Brasil. [ISBN 978-613-9-62837-7]Schafer, M. (2012). A afinação do Mundo. Fundação Editora da UNESP.