
Sustentabilidade e Cidadania turma T2/2025
Apresentação
A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento faz parte das componentes do currículo nacional e é desenvolvida no 1º ciclo do ensino básico segundo uma abordagem transdisciplinar (documento Estratégia Nacional de Educação para a CidadaniaENEC). Esta ação de formação propõe-se a proporcionar estratégias práticas para a sua aplicação. A formação baseia-se nos 3 princípios e nos 3 eixos recomendados pelo ENEC, e na sua proposta de implementação segundo a abordagem de "Whole-School", com o objetivo de alcançar as metas definidas nesse documento. Também segue a recomendação de que os projetos sejam preferencialmente desenvolvidos em parceria com entidades da comunidade, podendo envolver outras escolas numa perspetiva de trabalho em rede. O NUCLIO colabora em 2 projetos europeus que têm como visão transformar os alunos, incluindo os do 1º ciclo, em agentes de mudança na área da cidadania: OTTERS-Ciência Cidadã no Domínio dos Ecossistemas Aquáticos, e SYNAPSESCriação de Redes de Formação de Professores e Comunidades de Prática para o Ensino da Cidadania para a Sustentabilidade. Os recursos e metodologias propostas, resultado da colaboração entre diversos parceiros europeus, incluindo institutos de educação e universidades, reforçam uma abordagem integrada e abrangente da Educação para a Cidadania, com uma dimensão europeia.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
- Capacitar os professores para desenvolverem projetos inovadores em Cidadania e Desenvolvimento, utilizando a abordagem "Whole School", com foco em pedagogias centradas no aluno que promovam colaboração e participação ativa. - Apoiar a integração curricular de temáticas de Cidadania e Desenvolvimento, estabelecendo conexões significativas entre disciplinas. - Fomentar uma aprendizagem holística que torne os alunos agentes de mudança na sociedade, tanto local quanto europeia. - Incentivar práticas inter, intra e multidisciplinares que enriqueçam o ensino-aprendizagem. - Estimular a abertura da escola à comunidade, promovendo parcerias e envolvimento social. - Promover práticas inclusivas que assegurem a participação de todos os alunos. - Incentivar a colaboração entre professores, fortalecendo o trabalho em equipa e partilha de boas práticas a nível europeu. - Estimular a partilha de experiências e a reflexão sobre as melhores práticas desenvolvidas na formação.
Conteúdos
1. Introdução aos temas: Cidadania para a Sustentabilidade e Ciência Cidadã 2. Abordagens ativas, colaborativas e inclusivas: - "Whole-school approach" e abordagens centradas no aluno; - Inclusão e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); - Avaliação no contexto de projetos para a sustentabilidade e cidadania 3. Apresentação e exploração dos recursos de 3 projetos europeus, para escolas, nas temáticas de Cidadania para a Sustentabilidade e Ciência Cidadã: - Ciência Cidadã no Domínio dos Ecossistemas Aquáticos OTTERS - Criação de Redes de Formação de Professores e Comunidades de Prática para o Ensino da Cidadania para a Sustentabilidade SYNAPSES 4. Discussão de temas curriculares: - Análise dos temas curriculares relacionados com os projetos apresentados - Mapeamento dos temas curriculares com foco nos interesses demonstrados pelos formandos 5. Concepção e desenvolvimento dos projetos: - criação de grupos de trabalho; - discussão e orientação dos projetos escolhidos pelos formandos 6. Acompanhamento dos Projetos: supervisão e suporte contínuo durante a implementação dos projetos nas escolas, promovendo ajustes e melhorias conforme necessário 7. Apresentação e Discussão: apresentação oral e discussão dos projetos implementados. 8. Reflexão Final - Reflexão coletiva sobre os principais temas abordados na oficina e as boas práticas alcançadas.
Avaliação
O regime de avaliação dos formandos tem uma componente formativa ao longo da formação, com o objetivo de promover o desenvolvimento das aprendizagens e ajustar processos e estratégias. No final da formação, é realizada uma avaliação sumativa, baseada na participação, nos trabalhos desenvolvidos e na reflexão final dos participantes. A avaliação final por formando é de carácter obrigatório e individual. A avaliação quantitativa de cada formando será expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho 4595/2015, com base nos seguintes parâmetros e ponderação: - Participação nas sessões presenciais - 30% - Projeto implementado e apresentação - 50% - Relatório Final - 20%
Bibliografia
Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania-ENEC https://dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdfOs projetos que serão a base de recursos e procedimentos para esta oficina de formação e nos quais o NUCLIO participa diretamente:OTTERS - Ciência Cidadã no Domínio dos Ecossistemas Aquáticos https://otters-eu.aua.am/SYNAPSES - Criação de Redes de Formação de Professores e Comunidades de Prática para o Ensino da Cidadania para a Sustentabilidade https://synapses-academies.eu/
Formador
Ana Priscila Doran Borges de Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 28-02-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
3 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online assíncrona |
7 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 05-06-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |