Sustentabilidade e Cidadania turma T1/2025

Apresentação

A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento é implementada nas escolas como disciplina autónoma no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e como componente transversal do currículo, com o contributo de todas as disciplinas nos ensinos básicos e secundário (doc “Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania”–ENEC). Esta ação de formação propõe-se a explorar e aprofundar estas abordagens complementares, proporcionando estratégias práticas para a sua aplicação. A formação baseia-se nos 3 princípios e nos 3 eixos recomendados pelo ENEC, e na sua proposta de implementação segundo a abordagem de "Whole-School", com o objetivo de alcançar as metas definidas nesse documento. Também segue a recomendação de que os projetos sejam preferencialmente desenvolvidos em parceria com entidades da comunidade, podendo envolver outras escolas numa perspetiva de trabalho em rede. O NUCLIO colabora em 3 projetos europeus que têm como visão transformar os alunos em agentes de mudança na área da cidadania: OTTERS-Ciência Cidadã no Domínio dos Ecossistemas Aquáticos, SYNAPSES–Criação de Redes de Formação de Professores e Comunidades de Prática para o Ensino da Cidadania para a Sustentabilidade, e Geo-Academy-Geo-Hub para Professores na Europa. Os recursos e metodologias propostas, resultado da colaboração entre diversos parceiros europeus, incluindo institutos de educação e universidades, reforçam uma abordagem integrada e abrangente da Educação para a Cidadania, com uma dimensão europeia.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Objetivos

- Capacitar os professores para desenvolverem projetos inovadores em Cidadania e Desenvolvimento, utilizando a abordagem "Whole School", com foco em pedagogias centradas no aluno que promovam colaboração e participação ativa. - Apoiar a integração curricular de temáticas de Cidadania e Desenvolvimento, estabelecendo conexões significativas entre disciplinas. - Fomentar uma aprendizagem holística que torne os alunos agentes de mudança na sociedade, tanto local quanto europeia. - Incentivar práticas inter, intra e multidisciplinares que enriqueçam o ensino-aprendizagem. - Estimular a abertura da escola à comunidade, promovendo parcerias e envolvimento social. - Promover práticas inclusivas que assegurem a participação de todos os alunos. - Incentivar a colaboração e interdisciplinaridade entre professores, fortalecendo o trabalho em equipa e partilha de boas práticas a nível europeu. - Estimular a partilha de experiências e a reflexão sobre as melhores práticas desenvolvidas na formação.

Conteúdos

1. Introdução aos temas: Cidadania para a Sustentabilidade e Ciência Cidadã 2. Abordagens ativas, colaborativas e inclusivas: - "Whole-school approach" e abordagens centradas no aluno; - Inclusão e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); - Avaliação no contexto de projetos para a sustentabilidade e cidadania 3. Apresentação e exploração dos recursos de 3 projetos europeus, para escolas, nas temáticas de Cidadania para a Sustentabilidade e Ciência Cidadã: - Ciência Cidadã no Domínio dos Ecossistemas Aquáticos – OTTERS - Criação de Redes de Formação de Professores e Comunidades de Prática para o Ensino da Cidadania para a Sustentabilidade – SYNAPSES - Geo-Hub para Professores na Europa – Geo-Academy 4. Discussão de temas curriculares: - Análise dos temas curriculares relacionados com os projetos apresentados - Mapeamento dos temas curriculares com foco nos interesses demonstrados pelos formandos 5. Concepção e desenvolvimento dos projetos: - criação de grupos de trabalho; - discussão e orientação dos projetos escolhidos pelos formandos 6. Acompanhamento dos Projetos: supervisão e suporte contínuo durante a implementação dos projetos nas escolas, promovendo ajustes e melhorias conforme necessário 7. Apresentação e Discussão: apresentação oral e discussão dos projetos implementados. 8. Reflexão Final - Reflexão coletiva sobre os principais temas abordados na oficina e as boas práticas alcançadas.

Metodologias

Presencial As sessões terão um caráter teórico-prático e prático. Os conteúdos teóricos serão abordados através de tarefas e exploração de recursos existentes, tanto individualmente como em grupo - momentos de brainstorming, trabalho individual, dinâmicas de grupo e momentos de debate e reflexão. Trabalho autónomo O trabalho autónomo inclui a continuação do desenvolvimento dos projetos iniciados nas sessões presenciais, planeamento da sua implementação com os alunos e a sua implementação. Os formadores acompanharão o desenvolvimento destas etapas. Inclui ainda a preparação de um portfolio para a exposição oral do seu trabalho e um relatório final individual de reflexão. A apresentação dos trabalhos (projetos desenvolvidos e implementados na sala de aula) requer exposição oral, reflexão e debate.

Avaliação

O regime de avaliação dos formandos tem uma componente formativa ao longo da formação, com o objetivo de promover o desenvolvimento das aprendizagens e ajustar processos e estratégias. No final da formação, é realizada uma avaliação sumativa, baseada na participação, nos trabalhos desenvolvidos e na reflexão final dos participantes. A avaliação final por formando é de carácter obrigatório e individual. A avaliação quantitativa de cada formando será expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho 4595/2015, com base nos seguintes parâmetros e ponderação: - Participação nas sessões presenciais - 30% - Projeto implementado e apresentação - 50% - Relatório Final - 20%

Bibliografia

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania-ENEC https://dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdfOs projetos que serão a base de recursos e procedimentos para esta oficina de formação e nos quais o NUCLIO participa diretamente:OTTERS - Ciência Cidadã no Domínio dos Ecossistemas Aquáticos https://otters-eu.aua.am/SYNAPSES - Criação de Redes de Formação de Professores e Comunidades de Prática para o Ensino da Cidadania para a Sustentabilidade https://synapses-academies.eu/Geo-Academy - Geo-Hub para Professores na Europa https://geoacademy.eu/

Formador

Ana Priscila Doran Borges de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-01-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 27-01-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
3 05-02-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
4 07-02-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 07-02-2025 (Sexta-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online assíncrona
6 12-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
7 12-02-2025 (Quarta-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online assíncrona
8 18-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
9 18-02-2025 (Terça-feira) 20:00 - 22:00 2:00 Online assíncrona
10 12-03-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
11 02-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
12 30-05-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
Início: 22-01-2025
Fim: 30-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133029/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras + Online